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Procon alerta consumidores sobre golpe do display falso em máquinas de cartão

Uma vítima de SC foi passar o valor de R$ 100,00 e teve processamento de R$ 4 mil a mais

Por Redação
08/03/2024 - 07h07.Atualizada em 07/03/2024 - 22h10
Em caso de golpe consumidor deve comunicar imediatamente ao banco e realizar a contestação do valor - Foto: Divulgação

Após uma consumidora de Santa Catarina registrar uma reclamação em relação a ter sido vítima de um golpe em uma compra que era para ser de R$ 100,00 e foi processada em R$ 4.100,00, o Procon alerta os consumidores sobre o golpe do display falso aplicado em máquinas de cartão.

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O golpista utiliza um mini display idêntico ao da máquina de cartão, o colocando sobre o valor original, de modo a ocultar a transação. 

Outra forma se dá quando o golpista coloca um adesivo especial que não deixa a pessoa perceber que aquilo não é um display de verdade. Com isso, o golpista consegue programar a máquina para realizar uma transação de qualquer valor. Na hora que o consumidor digita a senha aparece um valor, mas quando o consumidor verifica através do aplicativo do banco, o valor da transação é bem maior.

Nestes casos de golpe, o golpista informa ao consumidor que não aceita o pagamento em dinheiro em espécie, somente em cartão de crédito ou débito.

O Procon alerta que quando o consumidor solicita o comprovante de pagamento, o golpista alega que a máquina está sem papel, ou algo do gênero, mas obviamente nunca haverá comprovante.

Desta forma, se faz fundamental sempre verificar se não há adulteração na máquina de cartão; não digitar a senha caso não esteja conseguindo visualizar o valor da transação da máquina; verificar se não há rachadura, sujeira ou qualquer outro problema que corrompa a visualização do valor que está na máquina de cartão de débito ou crédito; ter sempre um serviço de alerta de compras em seu cartão por mensagem SMS – isso lhe permitirá descobrir o golpe no momento da compra, o que facilita contestar a transação junto ao banco/administrador do cartão e, assim, evitar que o valor vá parar nas mãos do criminoso; caso a máquina apresente algum erro durante a transação, verifique no celular se ela realmente não foi aprovada antes de digitar a senha novamente;

Caso seja vítima do golpe, a orientação é comunicar imediatamente ao banco e realizar a contestação do valor, de modo que a compra não seja processada.

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