Época de descontos e ofertas é marcada pelo dia 29 de novembro no Brasil
A Black Friday 2024, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, acontece no próximo dia 29 no Brasil. O Procon traz algumas recomendações para que o consumidor tenha cuidados ao aproveitar as promoções.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O consumidor também deve monitorar os preços antes da data. Na semana da Black Friday, algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real praticado antes da promoção.
Antes de adquirir o produto em loja física, o consumidor deve questionar a política de trocas da loja, pois elas não são obrigadas a efetuar as substituições se o produto não apresentou defeito ou vício de funcionamento. Caso a loja troque, guarde bem o comprovante de pagamento do produto e a nota fiscal do mesmo.
Todo produto possui garantia, mesmo sendo usado. A garantia legal é de 90 dias para bens duráveis e 30 dias para bens não duráveis.
Se o produto apresentar defeito, o prazo de reparo é de 30 dias. Não havendo o reparo dentro do prazo, o consumidor tem direito a um produto novo, à devolução do valor pago ou o abatimento proporcional no preço.
É muito comum as lojas venderem os produtos de mostruário e classificá-los como sem garantia por isso. Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo e qualquer produto, seja ele de mostruário ou não, possui uma garantia legal assegurada.
Sobre compras online, alguns bancos encaminharam algumas orientações que devem ser observadas pelos consumidores: