Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
23 °C
17 °C

Procon orienta consumidores sobre possíveis fraudes na Black Friday

Época de descontos e ofertas é marcada pelo dia 29 de novembro no Brasil

Por Poliana Peri
20/11/2024 - 12h32.Atualizada em 20/11/2024 - 12h36
Golpes em compras na Black - Foto: Divulgação

A Black Friday 2024, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, acontece no próximo dia 29 no Brasil. O Procon  traz algumas recomendações para que o consumidor tenha cuidados ao aproveitar as promoções.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O consumidor também deve monitorar os preços antes da data. Na semana da Black Friday, algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor acaba por levar um produto acreditando que houve desconto, mas, na realidade, está pagando o valor real praticado antes da promoção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de adquirir o produto em loja física, o consumidor deve questionar a política de trocas da loja, pois elas não são obrigadas a efetuar as substituições se o produto não apresentou defeito ou vício de funcionamento. Caso a loja troque, guarde bem o comprovante de pagamento do produto e a nota fiscal do mesmo.

Todo produto possui garantia, mesmo sendo usado. A garantia legal é de 90 dias para bens duráveis e 30 dias para bens não duráveis.

Se o produto apresentar defeito, o prazo de reparo é de 30 dias. Não havendo o reparo dentro do prazo, o consumidor tem direito a um produto novo, à devolução do valor pago ou o abatimento proporcional no preço.

É muito comum as lojas venderem os produtos de mostruário e classificá-los como sem garantia por isso. Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo e qualquer produto, seja ele de mostruário ou não, possui uma garantia legal assegurada.

Sobre compras online, alguns bancos encaminharam algumas orientações que devem ser observadas pelos consumidores:

  1. Priorize os meios de pagamento digitais para as compras online – como o cartão virtual temporário, que expira em 48 horas, e as carteiras digitais;
  2. Desabilite temporariamente o uso de seu cartão de crédito físico em compras online (utilizando apenas o cartão virtual);
  3. Caso o pagamento seja via boleto ou transferências como TED ou PIX, importante conferir se o nome do destinatário e o valor correspondem aos da compra realizada. Para boletos, é importante também checar informações como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento e valor da compra;
  4. Atente-se aos links: desconfie de mensagens de remetentes desconhecidos e nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados ao receber mensagens por e-mail, SMS, redes sociais ou WhatsApp;
  5. Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, verifique na barra do navegador se o endereço que aparece no site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.
  6. O prazo para arrependimento das compras online é de 7 dias, a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR