No total são quatro tipos de bandeiras auxiliando os banhistas de Santa Catarina
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), pensando na segurança das pessoas que frequentam a praia, está realizando uma série de ações para orientar o cidadão, como por exemplo, as bandeiras de sinalização. As bandeiras nas praias, postos guarda-vidas e costões informam as condições do mar e as retangulares são fixadas próximas a esses locais, tendo diferentes significados de acordo com sua cor.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
No total são quatro tipos de bandeiras auxiliando os banhistas de Santa Catarina. Elas são divididas em cores: vermelha, amarela, verde, lilás e preta. A sinalização é feita próxima aos postos guarda-vidas, indicando a situação geral da praia, e quando posta na faixa de areia, sinaliza a região em que ela foi colocada.
A bandeira vermelha indica que há alto risco de afogamento por causa das grandes ondas e correntes muito fortes, informando que deve ser evitado o banho de mar. É importante lembrar que um guarda-vidas sempre estará próximo às bandeiras, informando o cidadão que não deve se distanciar da orla.
A bandeira amarela sinaliza que há médio risco de afogamento. Nessa situação é necessário atenção, pois as condições do mar não estão muito favoráveis ao banho.
A bandeira verde sinaliza que há baixo risco de afogamento. Nesse caso as condições são apropriadas para banho. De qualquer forma, o cidadão deve ser cauteloso e tomar cuidado com o mar.
A bandeira lilás informa a presença de águas-vivas. Quando essa bandeira está fixada, ela sempre está acompanhada de alguma outra bandeira informando também a situação do mar. Com a presença de águas-vivas o banhista deve tomar o máximo de cuidado e se distanciar da área. Caso ocorra a queimadura, deve procurar o posto guarda-vidas mais próximo.
A bandeira preta indica que não há mais guarda-vidas no posto, apenas naquele período, informando que o serviço foi finalizado no dia, retornando no dia seguinte.