Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão receber o imunizante nos 295 municípios
A vacina contra a dengue disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde - Foto: Reprodução Santa Catarina passa a ofertar a vacina contra a dengue em todos os seus 295 municípios. A ampliação contempla crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e marca uma nova etapa da campanha de imunização no estado. Desde janeiro de 2024, quando teve início a aplicação do imunizante, a vacinação estava concentrada em cerca de 100 cidades consideradas mais vulneráveis à doença.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Para garantir o atendimento em todo o território catarinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) inicia, nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a distribuição de 75.600 doses da vacina. A aplicação nos postos de saúde deve começar a partir da próxima semana, conforme cronograma definido por cada prefeitura, que também será responsável por divulgar datas e locais de vacinação.
Com a expansão da oferta, a vacinação ficará restrita à faixa etária de 10 a 14 anos. Adolescentes de 15 e 16 anos não receberão novas primeiras doses; no entanto, aqueles que já iniciaram o esquema vacinal terão garantida a aplicação da segunda dose.
A vacina contra a dengue disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é administrada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e tem como objetivo reduzir casos graves e internações causadas pela doença.