Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
19 °C
6 °C

Santa Catarina decreta estado de alerta climático e reforça ações preventivas contra eventos extremos

Medida foi assinada pelo governador Jorginho Mello diante da possibilidade de avanço do El Niño

Por Redação, Portal 49
19/05/2026 - 08h38.Atualizada em 19/05/2026 - 09h25
O decreto terá validade inicial de 180 dias - Foto: Reprodução

O Governo de Santa Catarina decretou estado de alerta climático em todo o território catarinense. A medida preventiva foi oficializada nesta segunda-feira, 18 de maio, pelo governador Jorginho Mello, durante ato realizado na sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O decreto foi adotado devido às previsões meteorológicas relacionadas ao possível avanço do fenômeno El Niño nos próximos meses. Segundo a Defesa Civil estadual, há cerca de 80% de probabilidade de formação do fenômeno entre julho e agosto deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O El Niño é conhecido por provocar aumento no volume de chuvas na Região Sul do Brasil, elevando os riscos de enchentes, deslizamentos, alagamentos e outros eventos climáticos extremos.

Apesar da publicação do decreto, o estado de alerta climático não significa situação de emergência nem estado de calamidade pública. Conforme o Governo do Estado, o objetivo é garantir maior agilidade na mobilização das estruturas estaduais para ações preventivas, monitoramento e resposta rápida em caso de ocorrências severas.

Entre as medidas previstas estão a convocação extraordinária do Comitê Estadual de Proteção e Defesa Civil, intensificação do monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico, além do posicionamento antecipado de equipes, equipamentos e materiais em áreas historicamente vulneráveis.

Durante a assinatura do decreto, o governador destacou os investimentos realizados na estrutura da Defesa Civil desde o início da atual gestão.

“Estamos investindo em tecnologia, monitoramento, modernização das barragens e capacitação. Essa é mais uma medida preventiva para garantir proteção à população catarinense”, afirmou Jorginho Mello.

O documento também estabelece critérios automáticos para eventual decretação de situação de emergência. Entre os chamados “gatilhos objetivos” estão registro de chuva superior a 80 milímetros em 24 horas, ocorrência de deslizamentos, interrupção de serviços essenciais, famílias desalojadas ou emissão de alertas laranja e vermelho pela Defesa Civil.

Caso qualquer um desses critérios seja confirmado em relatório técnico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o Governo do Estado deverá decretar situação de emergência em até 24 horas.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel bombeiro militar Fabiano de Souza, ressaltou que Santa Catarina vem ampliando os investimentos em prevenção e resposta a desastres naturais.

“O Estado fortaleceu protocolos, modernizou equipamentos e ampliou a integração com os municípios. O decreto permite atuação antecipada para reduzir riscos e proteger vidas”, destacou.

A medida também autoriza a utilização de recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (Fundec) em ações preventivas e operacionais, além de prever a mobilização de servidores estaduais em apoio às equipes da Defesa Civil.

Os municípios catarinenses também terão participação direta nas ações preventivas. As prefeituras deverão reforçar a limpeza de sistemas de drenagem, fiscalizar áreas de risco, atualizar planos de contingência e monitorar comunidades vulneráveis, encaminhando relatórios periódicos ao Estado.

O decreto terá validade inicial de 180 dias, podendo ser prorrogado enquanto persistirem as condições climáticas consideradas desfavoráveis.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR