Inmet emite alerta amarelo para tempestades, com perigo de alagamentos, deslizamentos e danos causados por ventania
Santa Catarina está sob alerta amarelo de perigo potencial para tempestades a partir desta quinta-feira, 08 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chegada de uma frente fria trará chuvas intensas, que podem acumular até 300 milímetros em algumas regiões, além de ventos de até 80 km/h.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
As áreas mais afetadas devem ser o Litoral Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul, onde o solo já está encharcado, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos. No Oeste catarinense, há previsão de temporais isolados devido à atuação de um sistema de baixa pressão.
O alerta emitido pelo Inmet vale entre os dias 8 e 9 de agosto e inclui risco de granizo, descargas elétricas e ventania, com possibilidade de queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Além disso, a Defesa Civil alerta para o agravamento da situação com a chegada de temperaturas mais elevadas, que devem chegar a 32°C na sexta-feira, 09 de maio, seguidas de queda brusca no sábado (10), com mínima de 16°C. A grande amplitude térmica favorece a formação de tempestades severas.
Moradores de áreas de risco e agricultores devem redobrar a atenção e acompanhar os boletins oficiais. A recomendação é evitar deslocamentos por áreas alagadas e manter distância de encostas, já que o solo instável pode ceder a qualquer momento.