Massa de ar polar avança pelo estado e derruba as temperaturas nesta semana
Santa Catarina enfrenta uma nova onda de frio intenso nesta semana. A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas desde a noite de domingo, 29 de junho, e a previsão indica mínimas de até -4°C entre terça, 1 de julho, e quarta-feira, 2 de julho, especialmente no Oeste, Serra e Planalto.
: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo a Defesa Civil, o frio mais intenso deve ser registrado no amanhecer de terça-feira, com formação de geada nas regiões mais altas do estado.
O órgão emitiu alerta para risco moderado a alto de problemas relacionados ao frio, como hipotermia, agravamento de doenças respiratórias e até congelamento de pistas em áreas serranas.
A Epagri/Ciram informa que, na terça, as temperaturas variam de -4°C a 2°C no Oeste e Planaltos, com máximas que não ultrapassam os 10°C. No Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, as mínimas ficam entre 0°C e 4°C, enquanto na Grande Florianópolis e Litoral Norte, os termômetros marcam entre 5°C e 10°C.
Na quarta-feira, o sol deve aparecer no Oeste, enquanto o restante do estado terá variação de nuvens e nevoeiros. As mínimas continuam baixas e ainda há condições para geada no Planalto Sul, onde a temperatura pode cair até -1°C.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com idosos, crianças, pessoas em situação de rua e animais domésticos, além de evitar exposição prolongada ao frio e manter ambientes ventilados ao utilizar aquecedores.