A Operação Caminhos Seguros segue até o dia 30 de maio, com ações de fiscalização, repressão e prevenção em pontos estratégicos do estado
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início, no final de abril, à Operação Caminhos Seguros, uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A operação segue até o dia 30 de maio e conta com a participação de diversos órgãos de segurança pública em todo o país.
Em Santa Catarina, a PMSC atuará com policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, tanto nas rodovias estaduais quanto em áreas urbanas previamente mapeadas. O objetivo é reduzir os casos desse tipo de crime e combater a sensação de impunidade e invisibilidade que muitas vezes o cerca.
As ações incluem fiscalizações em estabelecimentos com suspeita de prostituição, como bares, lanchonetes e postos de combustíveis. Além disso, serão promovidas iniciativas educativas, como palestras em escolas e a distribuição de materiais informativos que abordam os direitos das crianças e dos adolescentes.
O ponto alto da operação está marcado para o dia 15 de maio, quando serão realizadas abordagens intensificadas e ações de conscientização em parceria com conselhos tutelares, forças de segurança locais e programas institucionais.
A Operação Caminhos Seguros reforça o compromisso do estado com a proteção da infância e juventude, e convida a população a denunciar qualquer suspeita de exploração sexual infantil, por meio dos canais oficiais como o Disque 100.