Com a menor taxa de homicídios do país e dados transparentes, Santa Catarina se destaca como referência em segurança pública segundo o Atlas da Violência 2025
Santa Catarina acaba de ser reconhecida como o estado mais seguro do Brasil.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com o Atlas da Violência 2025, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o estado registrou a menor taxa de homicídios do país: 9 mortes a cada 100 mil habitantes.
O índice coloca SC à frente até mesmo de São Paulo, que aparece em segundo lugar com 11,2 por 100 mil.
O levantamento levou em conta os dados de 2023, já com a inclusão dos chamados homicídios ocultos — mortes muitas vezes classificadas como “causa indeterminada” em outros estados.
A transparência catarinense nesse tipo de registro também foi destacada, com uma redução de 71,4% nos casos ocultos entre 2022 e 2023.
Além da menor taxa geral de homicídios, SC também se destacou nos índices de homicídios femininos e juvenis.
No grupo de jovens entre 15 e 29 anos, o estado registrou a segunda menor taxa do Brasil (14,3 por 100 mil), enquanto nos homicídios de mulheres aparece entre os melhores resultados ao lado de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Também houve redução de 32,3% nos crimes cometidos com arma de fogo nos últimos cinco anos.
Os números são confirmados por dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que apontam abril de 2025 como o mês com menor número de homicídios da série histórica: apenas 29 casos — uma queda de 31% em relação a 2008.
O relatório mostra ainda que, no primeiro trimestre deste ano, SC apresentou redução de 17,9% nos homicídios, 50% nos feminicídios e 62,5% em lesões corporais seguidas de morte, em comparação ao mesmo período de 2024.
Com quedas também em roubos (-12,26%), furtos (-4,74%) e crimes contra instituições financeiras (-59%), Santa Catarina reafirma sua posição como referência nacional em políticas eficazes de segurança pública, aliando tecnologia, inteligência e transparência na gestão dos dados.