Recursos devem viabilizar a construção de 11 UBSs, novos equipamentos, teleconsultas e ambulâncias do Samu em todo o estado
Santa Catarina será contemplada com R$ 140,9 milhões do PAC Saúde, programa do Governo Federal que tem como objetivo fortalecer a rede pública de saúde em todo o país. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integra o pacote de R$ 6 bilhões destinados ao SUS.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O investimento garantirá 647 novas obras no estado, incluindo a construção de 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da aquisição de 342 combos de equipamentos, 241 kits para teleconsulta e veículos para transporte e atendimento.
A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente em municípios com vazios assistenciais. Em Balneário Camboriú, por exemplo, está prevista a construção de uma nova policlínica. Já em São Francisco do Sul, será criado um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com foco em saúde mental e tratamento de dependências.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também será reforçado. O estado vai receber 40 novas ambulâncias — 18 delas para renovação da frota atual e 27 para expansão do serviço em novas regiões.
A expectativa é que os recursos acelerem o acesso, melhorem a qualidade do atendimento e fortaleçam a estrutura do SUS em Santa Catarina.