Apenas cinco cidades catarinenses receberão recursos do novo PAC da Educação
Santa Catarina aparece com o menor número de municípios contemplados com recursos federais para a construção de creches entre os estados da região Sul do Brasil.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Apenas cinco cidades catarinenses foram incluídas na nova etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Educação, conforme anunciado nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, o governo federal vai destinar R$ 1,77 bilhão para a construção de 505 unidades de educação infantil em todo o país. Os estados mais beneficiados são Minas Gerais, Bahia e Pará, cada um com mais de 40 propostas aprovadas. Santa Catarina ocupa a 22ª colocação no ranking nacional, ficando atrás de estados menores e até mesmo da maioria das regiões Norte e Nordeste.
As cidades catarinenses que receberão recursos são:
- Abelardo Luz
- Balneário Gaivota
- Blumenau
- Concórdia
- Nova Veneza
Em comparação, o Paraná teve 33 projetos contemplados e o Rio Grande do Sul, 29. O contraste chamou atenção de gestores municipais e entidades de educação, que esperavam maior representatividade de SC no programa.
A partir da publicação no DOU, os municípios selecionados têm até 30 dias para enviar os projetos técnicos ao governo federal, como condição para garantir o repasse da verba e iniciar as obras das creches.