Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
32 °C
17 °C

SC recebe vacina contra vírus que causa 60% das pneumonias em crianças

São 901 doses para a proteção de crianças prematuras e com comorbidades

Por Redação, Portal 49
30/01/2026 - 13h39
Estratégia se soma a aplicação da vacina contra o VSR em gestantes - Foto: SES

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) recebeu o primeiro lote do anticorpo monoclonal nirsevimabe, destinado à prevenção de formas graves de infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças com maior vulnerabilidade.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

São 901 doses para a proteção de crianças prematuras e com comorbidades. A distribuição para as regionais de saúde iniciará na próxima semana e a expectativa é que a aplicação inicie até o dia 15 de fevereiro no Estado.

Essa estratégia se soma a aplicação da vacina contra o VSR em gestantes, iniciada no final do ano de 2025, com o objetivo de diminuir o impacto desta infecção viral em crianças pequenas.

VSR provoca hospitalização em 1 a cada 50 crianças de um ano

O VSR é um agente infeccioso que ataca os pulmões e as vias respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus é especialmente comum em bebês e crianças pequenas. As infecções causadas por VSR, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são uma das principais responsáveis por casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças.

Além disso, dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) indicam que o VSR é responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Estima-se, ainda, que uma em cada cinco crianças infectadas pelo VSR necessite de atendimento ambulatorial, enquanto uma em cada 50 seja hospitalizada no primeiro ano de vida.

Mesmo com a incidência alta entre bebês e crianças, o vírus pode afetar pessoas de qualquer idade. De acordo com o Ministério da Saúde, ele se espalha facilmente, sendo transmitido de uma pessoa para outra quando alguém tosse ou espirra, ou ao tocar superfícies e objetos contaminados.

Reuniões definem pontos de atendimentos em SC

São 211 doses de 100 miligramas e 690 doses de 50 miligramas, que serão direcionadas para a proteção de crianças prematuras e daquelas com comorbidades, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

A partir desse recebimento, a pasta, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), está organizando a rede de serviços para garantir a distribuição adequada das doses e a estruturação dos fluxos para aplicação do nirsevimabe nas unidades de referência, segundo a SES.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR