Deputado estadual lidera comitiva que defenderá modelo catarinense de produção sustentável, com propostas de incentivo à preservação ambiental
O parlamentar participará de painéis sobre agronegócio sustentável - Reprodução Santa Catarina marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) com uma pauta voltada ao equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A representação do estado será conduzida pelo deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), coordenador da Frente Parlamentar da COP30 da Assembleia Legislativa (Alesc).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre as propostas que o estado levará à conferência estão:
- Compensação financeira para produtores rurais que mantêm áreas de preservação;
- Incentivos fiscais para investimentos em energia limpa e renovável;
- Compensação ambiental para municípios, com recursos voltados ao saneamento básico e à proteção hídrica.
De Nadal destacou que Santa Catarina é exemplo de sustentabilidade, com 38% do território coberto por matas nativas e o agronegócio representando cerca de 30% do PIB estadual (dados da Epagri). Segundo ele, “produzir e preservar podem caminhar juntos”.
Durante a conferência, o parlamentar participará de painéis sobre agronegócio sustentável e apresentará o projeto “Santa Catarina: produção e preservação caminham juntas”, que será incluído na carta final da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) enviada à cúpula da COP30.