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Vendas de materiais de construção crescem 7,6% em SC e fortalecem micro e pequenas empresas

Estado tem desempenho acima da média nacional e movimenta mais de 18,5 mil pequenos comércios, impulsionados pelo setor imobiliário e consumo local

Por Redação, Portal 49
17/06/2025 - 09h20
A alta é puxada principalmente pelo aquecimento do mercado imobiliário - Foto: Freepik

Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6% nas vendas de materiais de construção em 2025, segundo dados do IBGE, superando a média nacional de 3,8% e ficando atrás apenas do Ceará (18%) e do Rio Grande do Sul (11,4%).

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O bom desempenho tem reflexos diretos em mais de 18,5 mil micro e pequenas empresas (MPEs) que atuam no setor em todo o estado.

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A alta é puxada principalmente pelo aquecimento do mercado imobiliário, com novos empreendimentos e reformas residenciais, além da mudança no comportamento do consumidor, que passou a comprar com mais frequência e em menor volume, priorizando lojas de bairro que oferecem proximidade, entrega rápida e bom atendimento.

“Esse crescimento é resultado direto da atratividade de Santa Catarina, considerado o estado mais seguro do país, e das oportunidades de moradia e trabalho que ele oferece”, destacou o governador Jorginho Mello.

Entre os 18,5 mil estabelecimentos voltados à venda de materiais de construção, estão 10,6 mil microempresas, 4,8 mil MEIs e 2,9 mil empresas de pequeno porte, com forte presença em cidades como Joinville, Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Palhoça. Esse setor já representa cerca de 9% de todos os pequenos negócios do varejo catarinense, de acordo com o Sebrae SC.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o avanço também está ligado ao aumento da renda da população catarinense. “Com mais dinheiro no bolso, cresce o poder de investimento das famílias em reformas e melhorias. É a economia girando a partir do trabalho local”, afirmou.

O Sebrae ainda aponta que a preferência por compras menores e mais frequentes favorece as MPEs, que estão mais próximas do consumidor. Essa tendência, somada ao avanço da autoconstrução, à digitalização do varejo e ao fortalecimento de marcas locais, deve manter o setor em ritmo de crescimento ao longo do ano.

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