Sul está com 100% dos leitos UTI adulto ocupados
Santa Catarina continua “no vermelho” em relação ao leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados em pelo menos duas regiões.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Na última terça-feira, 06 de maio, a média geral de taxa de ocupação chegou a 91,8%, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.
São 118 leitos de UTI disponíveis, sendo 36 adultos, 38 neonatais e 44 pediátricos.
A macrorregião mais crítica é a da Foz do Rio Itajaí, com 99,01% dos leitos ocupados.
Há apenas um leito disponível nessa região, segundo o mapa do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (Cieges/SC).
Já para o público adulto, esta região, que abrange Itajaí e outros municípios próximos, está com todos os 65 leitos ativos ocupados.
A outra região em vermelho é a do Planalto Norte, que está com uma média geral de 98,29% de ocupação. São 292 leitos ativos, com apenas cinco disponíveis ontem.
Os adultos que precisarem de atendimento médico na UTI das unidades de saúde desta região encontrarão apenas dois leitos disponíveis, já que a região possui 99,05% dos leitos ocupados.
Na UTIs gerais, outras três regiões estão na classificação laranja.
A Grande Florianópolis está com 94,19% de ocupação, enquanto o Oeste possui 91,9% de ocupação, seguido pelo Vale do Itajaí, com 90,46%.
Seguindo a classificação da pasta da Saúde, que indica que regiões com taxas de ocupação de leitos entre 75% e 85% estão em amarelo, é possível observar as regiões da Serra (83,3%), do Meio Oeste (82,8%), e do Sul (82,7%) nesta situação.
Leitos UTI Adulto
Além da região da Foz do Rio Itajaí, o Sul também está com 100% dos leitos UTI adulto ocupados. Outras duas regiões tiveram piora na ocupação de leitos em relação à atualização da última segunda-feira, 05 de maio.
No Oeste, eram 95,65% leitos ocupados, enquanto agora são 97,1%. Na região Norte, a piora também foi acentuada: de 96% para 99%.
A taxa de ocupação em média para este público é de 96,2%, com 922 leitos ocupados no Estado e apenas 36 disponíveis.
UTI Neonatal
A região da Foz do Rio Itajaí também está com todos os 16 leitos ativos de UTI Neonatal ocupados. No Planalto Norte, 95,7% desses leitos estão ocupados, enquanto a região Meio Oeste também está no patamar vermelho, com 96,3%.
A região Sul é a que menos possui taxa de ocupação para este público nesta terça-feira. Dos 45 disponíveis, 68,89% estão ocupados.