Assembleia Legislativa aprova projeto que cria política estadual permanente de prevenção ao AVC
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta quarta-feira, 09 de julho, o Projeto de Lei 205/2024, que institui a Política Estadual de Prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral).
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
De autoria do deputado José Milton Scheffer (PP), a proposta agora segue para a votação da Redação Final antes de ser encaminhada ao governador do Estado.
O objetivo é criar uma política pública permanente voltada à prevenção, atendimento emergencial, reabilitação e reinserção social e profissional das vítimas de AVC, segunda maior causa de morte no Brasil. Somente em 2024, Santa Catarina já registrou 1.044 mortes por AVC e mais de 9 mil internações.
“Todos nós conhecemos alguém que sofreu um AVC. É uma doença silenciosa, que em segundos pode mudar uma vida inteira. E quando o socorro chega, muitas vezes já é tarde”, alertou o deputado durante a votação.
Envelhecimento é fator de risco
Dados do SIH/SUS mostram que 88% dos casos registrados em SC neste ano ocorreram com pessoas acima dos 50 anos, evidenciando a necessidade de ações preventivas voltadas ao envelhecimento da população.
Além da criação da política estadual, o projeto também estabelece o Dia Estadual de Prevenção ao AVC, a ser celebrado em 29 de outubro, mesma data da mobilização mundial sobre o tema.
Foco na reabilitação
O texto do projeto prevê ainda que o Estado desenvolva ações que ofereçam apoio aos pacientes desde o momento da internação até a reintegração à rotina, inclusive com foco no retorno ao mercado de trabalho.
Scheffer defende que ações coordenadas e contínuas podem salvar vidas e reduzir custos ao sistema de saúde. Com a aprovação do projeto, Santa Catarina dá um passo importante no combate ao AVC e na atenção às vítimas dessa condição que impacta milhares de famílias todos os anos.