Apesar do progresso lento, governo estadual trabalha para superar obstáculos legais e acelerar obra essencial para a segurança e desenvolvimento regional
Após nove meses desde o início da revitalização da SC-283, no trecho entre Seara e Arvoredo, a obra apresenta apenas 12% de execução, conforme dados da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) de Santa Catarina. Esse percentual está abaixo das expectativas iniciais, que indicavam um progresso de 30% a 40% até este momento.
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O principal motivo para o atraso é a demora na liberação de licenças e autorizações, especialmente no que diz respeito ao funcionamento da pedreira e da usina de asfalto.
A revitalização, aguardada há mais de 30 anos pela comunidade local e setor produtivo, teve início em 18 de agosto de 2024 e contempla 27 quilômetros da rodovia, do centro de Seara até a ponte sobre o Rio Irani, em Arvoredo. Antes da obra, a via recebia apenas intervenções superficiais, como tapa-buracos e pinturas, sem melhorias estruturais significativas.
O governador Jorginho Mello destacou que, além de recuperar o pavimento, o projeto também inclui alargamento da pista, drenagem e a criação de terceiras faixas. "Quando a gente assumiu o Governo, tinha buraco até no acostamento e ainda tem. Estamos correndo para resolver isso", afirmou o governador, enfatizando o impacto da obra na segurança viária e na mobilidade de quem trafega pela região.
Gilberto Ari Tomasi, coordenador regional de infraestrutura do Oeste, afirmou que, apesar das dificuldades com a legislação, diversos serviços seguem em andamento. Ele explicou que seis quilômetros do trecho Seara-Arvoredo já têm a base pronta para receber o asfalto, com trabalhos de alargamento e preparação do solo em execução.
Melhorias previstas na obra
O projeto de revitalização contempla uma série de melhorias para garantir a segurança e o desenvolvimento regional. Entre os serviços estão:
- Terraplenagem e pavimentação
- Restauração da pista existente (fresagem e recomposição)
- Implantação de faixas adicionais e acostamentos (1,5m)
- Adequação de interseções e construção de novas faixas de trânsito
- Implantação de três travessias urbanas em Seara, com passeios e travessias elevadas para pedestres
- Execução de obras de contenção
Investimento e prazo
Com um investimento inicial de R$ 136 milhões, a conclusão da obra está prevista para acontecer dentro de dois anos. No entanto, Tomasi destacou que o ritmo de execução pode ser impactado pela demora nas licenças ambientais, especialmente para o funcionamento da pedreira e da usina de asfalto. A expectativa é de que, com a liberação das licenças, o trabalho acelere, e a aplicação da capa asfáltica comece em até 90 dias.
Segurança e rota alternativa
Enquanto a obra avança, a segurança dos motoristas é uma preocupação constante. O coordenador regional pediu atenção redobrada aos motoristas que transitam pelo trecho em obras. Para garantir maior visibilidade e segurança, serão feitas marcações especiais no asfalto, como a pintura de eixos. Além disso, a Prefeitura de Arvoredo implantou um desvio temporário na SC-283, no trecho conhecido como "Tabela", afetando apenas o fluxo de veículos no sentido Seara a Chapecó. No sentido contrário, o tráfego segue sem alterações.
Com esses desafios, a obra continua sendo um passo importante para a melhoria das condições de tráfego e segurança, refletindo diretamente no desenvolvimento econômico e social da região.