Município será contemplado pelo programa Pet Levado a Sério, que pretende realizar 90 mil procedimentos até 2026 em mais de 280 cidades catarinenses
O Governo de Santa Catarina deu início ao maior programa de castração de cães e gatos do Brasil.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Batizado de Pet Levado a Sério, o projeto vai beneficiar 281 municípios com até 100 mil habitantes, incluindo Seara, com castrações gratuitas, ações de educação e capacitação para gestores públicos.
Com investimento histórico de R$ 18 milhões, o programa é uma política pública inovadora que une cuidado animal, saúde pública e segurança. A meta é realizar 90 mil procedimentos até 2026, contribuindo para o controle populacional, prevenção de doenças como tumores e zoonoses, e a redução do abandono e dos maus-tratos.
“O Pet Levado a Sério marca uma nova fase para a causa animal em Santa Catarina. Castração é cuidado, é proteção e também é política pública de saúde e segurança”, afirmou o governador Jorginho Mello, durante o lançamento do programa no 1º Fórum Catarinense de Combate à Crueldade Animal, em 30 de abril.
Além do repasse financeiro, as prefeituras receberão apoio técnico e capacitação para garantir a eficácia e a sustentabilidade do projeto. A adesão dos municípios deve ser feita em até 60 dias, por meio do site oficial da Semae (Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde).