Instabilidade aumenta no período da tarde e pode provocar chuva forte, rajadas de vento e granizo isolado
Temperaturas próximas e até acima dos 30°C - Foto: Ilustração A manhã desta sexta-feira, 13 de fevereiro, começou quente e abafada no Oeste da Região Sul do Brasil, com temperaturas próximas e até acima dos 30°C. Ao longo do dia, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, provocadas por áreas de instabilidade que avançam pela região.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Durante a tarde e a noite, a condição para chuva aumenta consideravelmente. Há risco de temporais localizados, que podem ser acompanhados de chuva intensa em curto intervalo de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em pontos isolados. Apesar de serem ocorrências mal distribuídas — atingindo determinadas áreas enquanto outras permanecem sem chuva — existe possibilidade de transtornos, como alagamentos pontuais.
A instabilidade é reforçada pela atuação de uma frente fria sobre o Centro-Leste do país, que mantém a atmosfera carregada e favorece a formação de nuvens mais intensas.
No sábado e no domingo, o tempo segue abafado, com muitas nuvens e períodos de sol. A chuva pode ocorrer a qualquer momento, especialmente entre a tarde e a noite, novamente com risco de temporais isolados, granizo e vendavais em alguns pontos. Nos intervalos sem precipitação, o calor continua predominando, com temperaturas próximas ou acima dos 30°C.
Para segunda e terça-feira, o padrão se mantém: calor, abafamento e pancadas típicas de verão entre a tarde e a noite, acompanhadas de trovoadas e mal distribuídas pela região.