Câmeras registraram o momento em que homem invade Paróquia Santo Estanislau e detona rojão diante do sacrário
Um homem invadiu a Igreja Matriz Santo Estanislau, em Itaiópolis (SC), na tarde desta quarta-feira, 30 de julho, e explodiu um rojão em frente ao altar.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
O ato de vandalismo foi registrado pelas câmeras de segurança do local e está sendo investigado pela Polícia Civil como possível vilipêndio a objeto de culto religioso.
O templo, localizado no bairro Paraguaçu, é tombado como patrimônio pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e é considerado um dos marcos culturais e religiosos da cidade.
As imagens mostram o suspeito entrando sozinho na igreja durante o dia, tentando abrir o sacrário — onde é guardada a Eucaristia — e, sem sucesso, posicionando o explosivo diante do altar. Após a explosão, ele fugiu.
Apesar do susto e do barulho, ninguém se feriu. Também não foram registrados danos estruturais graves, mas o ataque poderia ter causado incêndio ou comprometido elementos sacros de valor histórico.
A Polícia Civil já recolheu as imagens das câmeras e abriu inquérito. “Um boletim de ocorrência foi registrado e as investigações estão em andamento”, informou o delegado regional Cassiano Tiburski.
Nas redes sociais, a comunidade reagiu com indignação. "Falta Deus no coração", lamentou uma moradora. "É muito triste ver essas imagens. Que Deus perdoe essas pessoas", disse outra.
A Paróquia se manifestou por meio de nota: “Infelizmente aconteceu o vandalismo. Vazaram as imagens nas redes sociais, mas a polícia está no caso.”
O crime pode ser enquadrado no artigo 208 do Código Penal, que trata do vilipêndio a culto religioso, com pena de detenção de um mês a um ano e multa. Se houver indícios de intolerância religiosa, o autor também pode responder com base na Lei nº 7.716/1989.
:: Acesse aqui ou no botão azul abaixo para assistir no Instagram