Entupimento na rede de esgoto provocado pelo mau uso foi registrado, nesta semana, na região da Vila Gerasul.
A Casan reforça aos moradores de Itá as orientações sobre boas práticas no uso do Sistema de Esgotamento Sanitário. Uma das principais orientações da companhia é não descartar materiais como papel higiênico, cabelos, plásticos e óleo de cozinha na rede de coleta. Esta semana uma equipe da estatal registrou um novo entupimento na rede de esgoto provocado pelo mau uso, desta vez na região da Vila Gerasul.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os técnicos da Casan estiveram no local tentando recuperar o sistema, mas será necessária uma intervenção com equipamento especial. Um caminhão de uma empresa que trabalha a serviço da Companhia fará o desentupimento da rede coletora de esgoto na próxima semana. Enquanto isso, uma equipe da prefeitura está coletando os efluentes no local, onde o entupimento está sendo monitorado por profissionais da Casan.
Segundo o Edson Comin, chefe da Casan em Itá, durante as visitas domiciliares do Projeto Socioambiental que está sendo desenvolvido na cidade a população está sendo orientada sobre a importância de destinar corretamente os resíduos domésticos, que não devem ser jogados na rede de esgoto. Destinar de forma adequada a água da chuva para a rede de drenagem é outra orientação fundamental para o bom funcionamento do sistema.
O novo Sistema de esgoto de Itá está em operação há 12 meses, beneficiando os bairros São João e Floresta e em parte dos bairros Centro, Natureza e Vila Gerasul. A Casan atua na ampliação do atendimento para as localidades de Pioneiros, Mirante e Palmeiras. A ligação na rede coletora de esgoto só pode acontecer em locais que já foram autorizados com aviso na fatura.