Município recebeu destaque em Sustentabilidade Hídrica e Sucessão nos Arranjos Produtivos
O projeto relacionado ao planejamento de ações que visam as ampliações das atividades agropecuárias, implantação de novas atividades econômicas com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva, melhorando a renda do produtor através de incentivos econômicos municipais, foi premiado na quarta-feira, 27 de setembro, no COMAC-2023. O Congresso reúne municípios, associações e consórcios de Santa Catarina e acontece até sexta-feira, 29, em Florianópolis.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
“Através da concessão de horas máquinas, melhoramos a estrutura produtiva dos agricultores, podendo armazenar e distribuir melhor seus recursos, buscando ampliação da arrecadação no setor primário, principalmente tendo viabilidade econômica e produtiva sustentável”, ressalta o prefeito Rogério Pacheco. O COMAC-SC 2023 é um congresso que tem como foco a inovação, a sustentabilidade e a gestão eficiente. Em um mundo em constante mudança, é essencial que as cidades se adaptem e se preparem para o futuro.
A premiação foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Mauro Martini. Segundo ele, “com os incentivos ofertados, podemos verificar o crescimento do movimento do setor primário, através da emissão das notas fiscais de vendas do produtor, onde em 2016 tínhamos um movimento de pouco mais de 600 milhões, para em 2022 onde ultrapassamos R$ 1,8 bilhões de movimento”.
Mauro comenta ainda que no setor da sustentabilidade, as cisternas e os sistemas de distribuição de recursos hídricos, fizeram com que os pedidos de transporte de água diminuíssem entre as estiagens ocorridas no período de 2020 a 2022. “Em 2022 cerca de 688 mil litros de água foram transportados por caminhão, enquanto que em 2020 ultrapassava os 6 milhões de litros, bem como, a solicitação por parte de produtores caiu a índice quase zero”, completou Martini.