No último sábado, PT completou 45 anos. Comemoração que reuniu Lula da Silva e as principais lideranças partidárias. O presidente procurou, de alguma maneira, reconhecer equívocos administrativos, mas quase todos direcionados à falta de comunicação do próprio governo com a sociedade.
O que é um equívoco brutal. Não adianta querer comunicar o que objetivamente não existe, que são ações reais e efetivas do governo Lula em meio ao descontrole econômico, financeiro e fiscal.
E não passam de conversa mole anúncios e discursos que há muitas iniciativas de políticas públicas, de atendimento social, do brasileiro.
Tem muita lorota e quase nada de concreto. O governo está gastando com atividade meio e não atividade fim, gastando muito e mal. E com detalhe: sempre querendo tributar mais o brasileiro; seja o empresário, a pessoa jurídica, seja o trabalhador, a pessoa física.
Comunicação
O problema não é de comunicação, o problema é de gestão. O que nós temos hoje no Brasil é um desgoverno. Simples assim. E isso está traduzido nas mais variadas pesquisas de opinião nas últimas semanas, inclusive institutos simpáticos, historicamente, a Lula e ao PT.
Respaldo
E aí Lula da Silva pede o apoio do partido. Para ele, o partido tem que fazer a defesa do governo. Ocorre, contudo, que o partido está rachado. A manifestação do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o tal de Kakay, acostumado a todas as benesses imagináveis e inimagináveis de Brasília, não foi uma indireta, foi uma direta na direção da primeira-dama. Kakay coloca que o presidente está sequestrado, está inacessível. E está mesmo.
Costas largas
Agora, evidentemente, que não é possível querer responsabilizar a Janja da Silva, e todo seu deslumbramento baixo nível, por tudo que está indo mal. É um pretexto que não fica de pé. A grande verdade é que Lula da Silva não está se aconselhando com aqueles que sempre o sustentaram, especialmente Zé Dirceu, que sempre foi a cabeça do partido.
Voz de fundo
E essa manifestação de Kakay tem por trás Zé Dirceu, que, no sábado, estava lá no evento do PT, já avisando que é candidato federal por São Paulo em 2026.
Surdez
Lula não está mais ouvindo Zé Dirceu, nem outras lideranças. Agora, a realidade é que esse Lula 3 não é o Lula 1 e 2. E não é apenas por não estar ouvindo, escutando seus conselheiros tradicionais e de repente estar dando ouvidos em demasia a alguém que não sabe fazer política, que é Janja da Silva.
Mudou
Ele, Lula da Silva, essa que é a realidade, mudou depois da prisão. Isso é inquestionável. A idade chegou.
Desespero
A situação é tão desesperadora para o PT que muitas lideranças históricas estão preocupadas de que Lula da Silva, se não concorrer à reeleição, venha a fazer com a primeira-dama o que fez com Dilma Rousseff, lançá-la à presidência. Contexto que traz fortes reações de figuras históricas do PT que ajudaram a fundá-lo há 45 anos, em 1980.
Blog do Prisco
Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.
VER TODAS