Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
32 °C
16 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Ele só pensa naquilo

Por Cláudio Prisco Paraíso
19/12/2025 - 08h01

Ao longo do ano de 2025, Lula da Silva deve ter convocado três ou quatro reuniões ministeriais. Uma delas foi nesta quarta-feira, em Brasília, para o fechamento do ano.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Claro que todos estavam aguardando uma abordagem de avaliação do governo, os desafios enfrentados, as metas alcançadas, aquilo que foi prioridade, como anda a situação econômico-financeira do Brasil,  e tudo mais. Negativo.  Nenhuma palavra sobre o país e como está se comportando o governo no contexto administrativo.
Não, foi uma reunião exclusivamente política, voltada à projeção eleitoral, apreciando também o aspecto partidário. Ali não estava o presidente no exercício do mandato, estava alguém que vai assumir a recandidatura, buscando a reeleição e o quarto mandato.

Porradas

A deidade vermelha distribuiu alfinetadas e críticas aos colaboradores, pedindo também, em tom de exigência, definições com quem ele vai efetivamente contar na campanha do ano que vem.

Quinteto

Sim, porque há ministros do MDB, do PSD, do PP, do União Brasil e DV vo Republicanos. Nestas cinco agremiações as direções nacionais sinalizam claramente que não estarão com Lula da Silva.

Do contra

Muito ao contrário, estarão com aquele que for escalado para enfrentá-lo. Então ele quer uma definição.
Não vão continuar no governo se não forem solidários, fiéis e engajados no projeto de recondução.

Blá blá blá

Lula da Silva reclamou muito da comunicação, que tudo que o governo está fazendo (?) não está chegando à população, a sociedade não estaria tomando conhecimento das ações do governo. Ou seja, o petista se comportou exclusivamente como um candidato e não como um presidente.

Câncer

Aliás, isso vem ocorrendo ao longo desses três anos. Aí está o malefício da famigerada reeleição, expediente que precisa ser derrubado, seja para presidente, governadores ou prefeitos. O cidadão assume já pensando no outro mandato, e não numa gestão eficiente que chegue à ponta.

À deriva

E quem é a ponta? O eleitorado, o cidadão brasileiro. Efetivamente,  não dá para esperar mais nada dessa gente, desse grupelho de esquerda que só pensa em se perpetuar no poder.

Venezuelização

A sensação que passa é que eles desejam terra arrasada, querem acabar com o país, querem destruir a economia, querem quebrar as empresas, para que todos, assim como já acontece com boa parcela da população, dependam do governo.

Peso extremo

Inclusive o empreendedor, o empresário. Só ficam intactos os banqueiros,  que são muito bem tratados pelo governo, pelo presidente que se apresenta como o pai dos pobres, que está enfrentando as riquezas, as fortunas, e os banqueiros. Tudo mentira, dissimulação pura. É muito descaramento.

Abismo

O país caminha a passos largos em direção ao precipício. Vamos citar apenas um número,  jamais visto na história do país. Estamos fechando o atual exercício com 8 milhões e 700 mil empresas no vermelho,  com dívidas, renegociando os débitos, sem liquidez. Nada mais nada menos do que 8 milhões e 700 mil. Por quê?  Imposto em cima de imposto.

Sem limites

É o governo, com toda a sua voracidade, querendo arrecadar cada vez mais. E cada vez mais está gastando. Mas gasta muito mal. Gasta com a máquina. E gasta com a corrupção em detrimento da economia e do povo brasileiro.

Nadando de braçadas

Por Cláudio Prisco Paraíso
18/12/2025 - 08h13

O Instituto Mapa realizou amplo levantamento sobre a sucessão ao governo do Estado em 2026. Foram pesquisas realizadas ao longo da primeira quinzena de dezembro, em 53 dos 295 municípios catarinenses, com confiabilidade na casa dos 95%.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Vamos começar pelo levantamento espontâneo, aquele em que o consultado, o eleitor em potencial, apresenta os nomes sem nenhum estímulo, com base exclusivamente na sua lembrança.

Nesse cenário, praticamente só há um candidato presente na memória do catarinense: o governador Jorginho Mello, com mais de 30%. Em segundo e terceiro aparecem João Rodrigues e Décio Lima, ambos na casa do dígito único. O pessedista João alcança pouco mais de 6 pontos percentuais. Já o petista Décio, que disputou o governo em duas oportunidades, passa um pouco dos dois pontos.

No cenário estimulado, o que se observa? Jorginho vai a 56%. João Rodrigues fica com 17% e Décio Lima chega a 10%.

Claudicantes

Claro que outras candidaturas poderão surgir. Ou, ainda, esses dois nomes — João e Décio — podem eventualmente ser substituídos. Mas a folga para que a eleição seja liquidada pelo atual governador no primeiro turno é significativa.

Guinada?

Portanto, trata-se de uma eleição em que muita coisa precisará acontecer em Santa Catarina para que haja segundo turno. Hipoteticamente, o instituto projeta um cenário entre Jorginho Mello e João Rodrigues no segundo turno. A vantagem é muito expressiva para o governador, com placar de 58% a 21%.

Aham

João Rodrigues conta com a possibilidade de a esquerda lhe dar respaldo no segundo turno. Contudo, ele é tão à direita quanto Jorginho Mello, e as coisas, nas urnas, não funcionam assim.

Refrescando

Basta observar as eleições de 2018, quando chegaram ao segundo turno dois nomes conservadores: Carlos Moisés da Silva, a surpresa, e Gelson Merisio, do PSD. O pessedista chegou ao segundo turno com pequena vantagem sobre o então ilustre desconhecido.

Redução

O que ocorreu no segundo turno? Um resultado próximo de 70% a 30%. Gelson Merisio fez, no segundo turno, cerca de 50 mil votos a menos do que no primeiro. Ou seja, não levou os votos da esquerda.

Modus operandi

Em disputas desse tipo, eleitores de esquerda costumam anular o voto, votar em branco ou simplesmente não comparecer. Simples assim. Não votam em quem não integra o seu campo ideológico.

Natural

Voltando à pesquisa do Mapa, quando se observa a rejeição, a liderança absoluta é, evidentemente, de Décio Lima, com mais de 50%. Mais da metade do eleitorado o rejeita de imediato.

Cai fora

É por isso que ele não deseja ser candidato pela terceira vez consecutiva ao governo e tenta se inserir na disputa ao Senado, apostando no segundo voto para beliscar a vaga.

Aleluia

Não por acaso, Santa Catarina é um dos estados mais avessos à esquerda no país. Nunca foi governado por esse campo político, e Décio não quer amargar uma terceira derrota consecutiva.

Pulverização

O aliado de Lula enxerga alguma perspectiva — ainda que remota — caso haja pulverização de candidaturas conservadoras ao Senado. Com muitos nomes disputando, ele poderia ter chance no segundo voto.

Margem

Mesmo completando o terceiro ano de governo, a rejeição a Jorginho Mello é baixa. A de João Rodrigues também é pequena, embora ele ainda seja pouco conhecido fora de seu reduto, Chapecó, já que nunca disputou uma majoritária estadual.

Liquidação

O quadro geral aponta, de forma clara, para a reeleição de Jorginho Mello — e no primeiro turno.

Desespero

A pesquisa reforça a estratégia da esquerda de buscar um nome conservador para a disputa ao governo, tentando assim alcançar um percentual mais significativo que ajude também na eleição da chapa proporcional para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa.

Camaleão

O nome que vem sendo sondado é o do ex-senador, ex-deputado federal e estadual e ex-vice-governador Paulo Bauer, que já passou pelo PDS, PFL e PSDB, e que agora poderia dar um cavalo de pau, saindo da centro-direita para filiar-se a um partido de esquerda, o PSB — Partido Socialista Brasileiro.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR