Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
32 °C
12 °C
Início . Blogs e Colunas .Cláudio Prisco Paraíso

Baque no PSD do Sul reverbera pelo estado

Por Cláudio Prisco Paraíso
05/09/2024 - 08h32.Atualizada em 05/09/2024 - 08h32

A prisão do prefeito Clésio Salvaro (PSD), de Criciúma, foi o grande e o principal fato político desta terça-feira em Santa Catarina. Promete repercutir pelos próximos dias. Não apenas por se tratar da capital do Sul do Estado, mas também pela figura do detido.

Uma liderança forte, politicamente falando; um gestor eficiente. Tanto é que já cumpre seu quarto mandato, além de integrar um partido que tenta se estruturar em 2024 com vistas ao embate majoritário de 2026.

Com a prisão de Salvaro, quem assume a prefeitura é o vice Ricardo Fabris, que, quando foi eleito com Salvaro em 2020, pertencia ao PSD, partido do qual desembarcou para retornar ao MDB velho de guerra.

Salvaro era do PSDB e agora está justamente no PSD. Como vai proceder Ricardo Fabris ao longo desses quarenta e tantos dias de campanha eleitoral? Afinal de contas, o MDB tem candidato à prefeitura da cidade, mas a disputa maior se concentra entre Ricardo Guidi, do PL, e Vaguinho Espíndola, do PSD.

Padrinho

Ocorre que Vaguinho estava na necessidade de ser impulsionado pelo seu principal cabo eleitoral, o próprio Clésio Salvaro, que agora está preso.

Tempestividade

E a perspectiva, considerando-se que a prisão é preventiva, portanto sem prazo de término, é dele não retornar à prefeitura antes das eleições.
Também não dá para projetar sequer se Salvaro voltará para terminar o mandato, que se encerra em 31 de dezembro.

Obstruindo

Pode ser quebrado o sigilo dessa investigação. Surgindo coisas cabeludas, isso complica ainda mais a vida de Clésio Salvaro, que, na verdade, foi preso por obstrução de Justiça.

Batom

Na operação de busca e apreensão na sua residência e no seu gabinete, na prefeitura, há três, quatro semanas atrás, foram encontrados documentos de elevado grau de sigilo. A prisão foi motivada, pedida pelo Ministério Público e aceita pelo Judiciário justamente por terem encontrado esses documentos.

Mistério

Como o prefeito conseguiu os documentos? Ele poderia, de alguma maneira, continuar a buscar acesso a essas informações e, com isso, atrapalhar as investigações.

Estremeceu

No contexto eleitoral, tudo leva a crer que Ricardo Guidi será favorecido. Afinal, a prisão cai como uma bomba na cidade. Mas é importante observar como vai reagir à sociedade criciumense.

Viés

Clésio Salvaro gravou um vídeo meio que se vitimizando, dizendo que vai estar preso, mas que acredita que a sociedade de Criciúma vai respaldar o seu candidato para que a cidade continue avançando como já vem ocorrendo nos últimos oito anos.

Politizou

Fez um discurso político com a sua prisão e se apresentando como vítima, na expectativa de sensibilizar o eleitorado. Mas foi além.

Citação nominal

Atacou o governador do estado, o responsabilizando pela prisão. A partir do momento em que ele coloca o governador como alguém que tem influenciado, ele indiretamente está atacando também os organismos policiais, o Ministério Público e o TJSC, que assim como o Executivo, poderão acioná-lo por estar colocando sob suspeita a imparcialidade e a credibilidade dos poderes. Um quadro muito delicado, que sacudiu a política catarinense e que vai render desdobramentos e reflexos ao longo da campanha eleitoral.

Reação

À noite, o governador de Santa Catarina reagiu à manifestação do prefeito de Criciúma, afirmando que ele “ofende a Justiça.”

Alexandre e seus comparsas

Por Cláudio Prisco Paraíso
04/09/2024 - 08h33.Atualizada em 04/09/2024 - 08h33

Está tudo dominado. Impressionante. O imperador Alexandre, o pequeno, o diminuto, decidiu banir, de forma monocrática, o X do Brasil.

E aí foi muito generoso, bonzinho. Chamou a primeira turma do STF a se manifestar.

Claro que, ao fazer isso, o cidadão já tinha os votos necessários para confirmar a sua decisão. Assim se sucede, na segunda-feira, quando os dois primeiros votos respaldaram integralmente a sentença de Alexandre. Também pudera: foram os votos de Cristiano Zanin e Flávio Dino, os dois apontados por Lula da Silva para o STF.

Mas não foram apenas eles que votaram, que respaldaram integralmente o voto do diminuto.

Assim como Carmen Lúcia, aquela que costumava sustentar a liberdade de imprensa, aquela coisa toda. Tudo lorota, evidentemente, ou alguém ainda se engana de que essa turma segue a lei e tem convicções? A lei agora são eles e ai de quem questionar.

Já Luiz Fux também apoiou, embora tenha feito ressalvas.

Lorota

Aí eles vêm com a conversa de que a liberdade de imprensa não é absoluta, que é fundamental que tenhamos respeito à legislação, à lei, à Constituição. Perfeito, é isso mesmo que sustentamos ao longo do tempo.

Baliza

Este espaço nunca defendeu que profissionais de imprensa podem dizer o que querem da forma que querem. Há uma legislação a ser observada.

Ônus

Fundamental que se tenha responsabilidade sobre cada manifestação. Não resta a menor dúvida disso. Mas o que se acompanha hoje no Brasil é censura prévia no contexto da opinião.
Simples assim. Absolutamente nada a ver com a legislação.

Censura democrática

Agora, é curioso que quando o X estava sendo controlado pela esquerda – e censurou inúmeras contas nas eleições de 2022, nunca houve nenhuma ofensiva. Aí estava tudo certo. Foi Elon Musk comprá-la, aí já começam a surgir problemas, porque ele é de direita. É a ditadura da esquerda, da toga, do consórcio Planalto-STF.

Parcialidade suprema

O Supremo Tribunal Federal, especialmente Alexandre, o pequeno, e os demais ministros, em sua esmagadora maioria, são seletivos nas suas decisões. Só contra a direita. A esquerda pode tudo. Tá tudo liberado.

Pesos e medidas

Isso já ficou escancarado no governo Bolsonaro, que dia sim e outro também, era questionado, cobrado, orientado, recebia determinação para agir assim ou assado. E com o governo Lula? Negativo. Nada disso.

Ululante

Agora a exigência é para o estrangeiro. Isso é óbvio. Claro que ele tem que estar de acordo com o que exige a legislação brasileira, bem como os brasileiros.

Regra clara

Maravilhoso, não é mesmo. Desde que se parta da premissa que o ministro supremo esteja agindo dentro da legalidade, da constitucionalidade, que não é o caso de Alexandre. Está pilotando o inquérito do fim do mundo, interminável.

Abuso infinito

Já há muitos anos, desde 2019, portanto há cinco anos, de forma absolutamente arbitrária, autoritária, com abuso de autoridade, e desrespeitando a Constituição e a lei, para fazer valer a sua vontade.

Dissimulado

Foi assim no caso do X. Ele queria que o X assumisse a sua decisão judicial de bloquear usuários e derrubar a rede social, como se a decisão fosse dele, da empresa X, e não por determinação de Alexandre, o diminuto.

Eu quero

A partir do momento em que a empresa começou a desnudar tudo, aí o imperador ficou incomodado, porque tem que ser como ele quer.

Voz

Arthur Lira, o presidente da Câmara, se insurgiu de maneira surpreendente até, discordando da decisão de Alexandre em relação não propriamente ao X, mas ao fato da decisão ter alcançado o Starlink, que é uma empresa também de propriedade de Elon Musk.

Ladrões

O deputado fez uma colocação perfeita, sim, porque no escândalo das Americanas não bloquearam a conta dos acionistas da Ambev.
Situação semelhante em analogia. Simples assim.

Bingo

E aí, para encerrar, nós lançamos mão de uma manifestação do ex-senador pelo Distrito Federal, que foi ministro da Justiça, e também ministro do Supremo, num julgamento de 1996, de um Habeas Corpus. Maurício Corrêa disse o seguinte: ninguém é obrigado a cumprir ordem ilegal, ou a ela se submeter, ainda que emanada de autoridade judicial. Mas é dever de cidadania opor-se a ordem ilegal. Caso contrário, nega-se o Estado de Direito.

Foras-da-lei

Por isso que o brasileiro tem que, no próximo sábado, ocupar o asfalto, lotar a Avenida Paulista, para se insurgir contra a ditadura da toga pilotada por Alexandre com a aquiescência de todos os seus colegas, que além de comparsas, são coniventes com as suas ilegalidades.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR