Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
17 °C
13 °C

O Pinóquio tupiniquim e a vergonha mundial

Por Cláudio Prisco Paraíso
29/10/2025 - 08h25

Mais uma vergonha que o Brasil passa no exterior com o patético Lula da Silva. O pior é que ele acha que foi uma verdadeira estrela de Hollywood em plena reunião dos grandes chefes de Estado na Ásia. Referimo-nos, mais especificamente, ao encontro — o primeiro — do atual inquilino do Palácio do Planalto com Donald Trump. Reunião que já começou com problemas, porque o governo brasileiro não queria um bate-papo dos presidentes com jornalistas. Só que foi uma exigência do governo americano, à qual o governo brasileiro cedeu. A previsão era de dez minutos de indagações por jornalistas americanos e brasileiros, mas a prosa não durou tudo isso.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Um jornalista americano perguntou sobre Bolsonaro, e ficou visível o incômodo de Lula da Silva. A deidade vermelha ficou gesticulando, fazendo sinal com a mão, enquanto Trump o elogiava — como sempre fez, aliás, com Lula de corpo presente. Nesse instante, ele pediu a palavra e ficou ponderando, olhando para os jornalistas. Ao final do encontro, os coleguinhas poderiam entrevistar os presidentes e ter os resultados do bate-papo.

Lorotas

Lula sinalizou que não podia perder tempo (é um homem muito ocupado, viajando pelo mundo), precisava iniciar a conversa, a reunião bilateral com Donald Trump — e o americano só olhando para os jornalistas, deixando Lula da Silva sem graça.

Censor

Até que Trump foi socorrê-lo e encerraram a participação dos jornalistas. A imprensa foi retirada pelo democrata Lula, mal acostumado, habituado no Brasil com uma mídia chapa-branca, vassala, serviçal, velhaca e vendida. Lá fora, contudo, é bem diferente.

Leviano

E lá estava Lula da Silva, de pernas cruzadas, com um ar de boçalidade, um ar também de deboche, enquanto Trump — presidente do país mais importante do planeta — atento ao encontro. O petista, fazendo pose, estava com vários papéis na mão, aquela cena toda. Para resumir a história: qual foi o resultado do encontro? Zero à esquerda. Nada.

Reunião da reunião

De prático mesmo, da reunião, foi marcada outra reunião com auxiliares diretos dos dois presidentes — que também não chegou a resultado nenhum. Trump deixou a Malásia dizendo que não havia ocorrido nenhuma evolução. E ficou por isso mesmo.

Pega na mentira

Ao seu melhor estilo Pinóquio contumaz, Lula saiu dando entrevista, dizendo que foi muito bom e que a relação vai evoluir. A realidade, contudo, é que simplesmente continua tudo como estava. Tarifas de 50%.

Cara de paisagem

Lula pediu pelo fim das sanções a ministros do seu governo e do Supremo. Trump nem respondeu, como também ignorou olimpicamente o fato de ele ter se colocado como alguém que poderia fazer a intermediação de uma negociação com o narcoditador sanguinário Nicolás Maduro, da Venezuela.

Sangue misturado

Ora, se Trump quer negociação com um narcotraficante — que, aliás, é companheiraço de Lula desde o tempo de Hugo Chávez. O governo americano sabe disso. E sabe muito mais. Ou seja, a mídia nacional passa a sensação para os brasileiros de que as coisas estão caminhando muito bem e que teremos grandes resultados, quando todos sabemos que, em princípio, não haverá evolução alguma do tarifaço, a não ser que o Brasil pratique gestos.

Ditadura

Não só no aspecto comercial, empresarial e econômico, mas principalmente no contexto das liberdades no Brasil, que estão comprometidas. E Trump sabe muito bem que o Supremo e o Planalto são uma coisa só. Lula que trate de buscar uma solução para isso. Só que o Superman tupiniquim não tem força.

Mais pressão

Por isso mesmo, vai ficar tudo como está — e muito provavelmente novas sanções virão dos Estados Unidos contra ministros do Supremo. Porque Lula não tem capacidade de influenciar, não tem ascendência sobre os ministros do Supremo.

Sim, senhores

Na verdade, ele é um preposto do Supremo, que o tirou da prisão depois de ter sido condenado por lavagem de dinheiro e corrupção por nove magistrados diferentes — e o colocou na Presidência da República numa campanha conduzida de forma tendenciosa e capciosa. Simples assim. Lula tem que bater continência ao Supremo e lamber as botas das supremas togas.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR