Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
19 °C
5 °C

PP estadual se “espelha” no MDB

Por Cláudio Prisco Paraíso
18/06/2026 - 08h14

O Progressistas de Santa Catarina entrou definitivamente na mesma espiral de divisão interna que há anos corrói o MDB catarinense. E há quem sustente, nos bastidores, que o racha progressista já é ainda mais profundo e equilibrado do que o emedebista.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Hoje, o partido está literalmente dividido entre os projetos de poder do governador Jorginho Mello e do ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

E não apenas no discurso. A fratura exposta alcança parlamentares, dirigentes partidários, estratégias eleitorais e até mesmo a relação com a recém-criada federação União Progressista, que envolve o União Brasil. Essa salada partidária, com siglas mudando de nome constantemente, novas legendas surgindo e a criação das federações, torna o sistema partidário nacional ainda mais esquizofrênico do que já era.

Meio a meio

Dos três deputados estaduais do PP, dois estão alinhados com Jorginho Mello: Pepê Collaço e José Milton Scheffer, ambos do Sul do Estado. Zé Milton, aliás, deverá disputar uma vaga à Câmara Federal e tem boas perspectivas de chegar lá.

Senador e deputado

Do outro lado está o senador Esperidião Amin, que buscou abrigo na composição encabeçada por João Rodrigues para tentar a reeleição à Câmara Alta, feito incomum em Santa Catarina.

Base no Oeste

Com Amin está também o terceiro deputado estadual do partido, Altair Silva, justamente da base política de Chapecó. Ou seja: entre os detentores de mandato, o PP está rigorosamente dividido. Dois a dois.

Amin cuida do Senado

Embora tenha assumido o comando estadual do partido por decisão direta do senador Ciro Nogueira, no melhor estilo goela abaixo, Esperidião Amin está claramente concentrado na própria reeleição ao Senado e no contexto majoritário da disputa estadual.

Dirigentes

O projeto proporcional do partido — Assembleia Legislativa e Câmara Federal — acabou ficando sob os cuidados de outras lideranças internas. E é justamente aí que entra o secretário-geral do PP catarinense, Aldo Rosa.

Antes da intervenção de Ciro Nogueira, quem pilotava o PP no estado era Leodegar Tiscoski. Ele foi destituído para que Amin assumisse a proa do Progressistas.

Governista

Leodegar, hoje secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) do governo Jorginho Mello, integra justamente a ala alinhada ao Palácio Barriga Verde.

Outro nome desse grupo é Silvio Dreveck, que deixou a mesma pasta no prazo fatal das desincompatibilizações para disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Pelo correio

O fato novo nesta geleia geral em que se transformou o PP-SC surgiu nesta semana. Aldo Rosa encaminhou uma carta às lideranças municipais do Progressistas catarinense — prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes e pré-candidatos — deixando absolutamente explícita a estratégia partidária para 2026.

Cada um por si

Embora exista a federação nacional entre União Brasil e Progressistas, denominada União Progressista, Rosa deixou claro que a construção ocorreu no plano nacional, mas que, nos estados, cada partido cuidará da própria nominata, fortalecerá seus próprios pré-candidatos e estabelecerá estratégias independentes.

Traduzindo para o português político: o União Brasil cuida da vida dele; o PP cuida da sua. E a mensagem tem endereço certo.

Federação rachada

A federação nasce dividida em Santa Catarina. O União Brasil está praticamente fechado com João Rodrigues. O Progressistas, não.

Mais do que isso: a nota de Aldo Rosa sinaliza que a prioridade do PP catarinense será a eleição proporcional, acima de qualquer alinhamento automático decorrente da federação.

Convergência, afinal

Mesmo com Esperidião Amin posicionado do outro lado da trincheira eleitoral, a prioridade progressista passa a ser a reeleição do senador e a ampliação das bancadas.

Hoje, o partido possui três deputados estaduais e pretende eleger cinco.

Meta ousada

Na Câmara Federal, o objetivo do PP-SC é conquistar duas vagas. Atualmente, o partido não possui nenhum deputado federal. Na eleição passada, ficou muito próximo de eleger Silvio Dreveck.

São, portanto, sete candidaturas prioritárias, além da tentativa de reeleição de Esperidião Amin ao Senado.

Recado ao UB

O movimento do PP também contém um recado interno bastante claro ao União Brasil.

Nada de discurso de “voto casado” dentro da federação. Os progressistas querem deixar evidente ao eleitor que PP e União Brasil não serão tratados como uma coisa só na disputa proporcional.

Desidratou

Até porque o União Brasil saiu bastante desgastado da janela partidária de março. Dos três deputados estaduais que possuía, apenas Sergio Guimarães permaneceu na legenda. O partido recebeu Vicente Caropreso, vindo do PSDB.

Hoje, o União Brasil tem dois deputados estaduais e um deputado federal, Fábio Schiochet. O PP tem três estaduais. E todos lutando pela sobrevivência em um cenário não muito favorável.

Labirinto

O cenário é de absoluta complexidade política. O eleitor verá PP e MDB repetindo praticamente o mesmo roteiro: partidos oficialmente vinculados a um projeto, mas internamente divididos entre duas candidaturas ao governo.

Legalidade

Naturalmente, o CNPJ partidário, o tempo de televisão e as formalidades legais caminharão para apenas um palanque. Mas, politicamente, a realidade será completamente diferente.

Lideranças importantes de MDB e de PP estarão apoiando candidaturas distintas ao governo do Estado.

Sanatório geral

E, se os próprios partidos já demonstram dificuldade para explicar suas posições internas, imagine o eleitor comum, cada vez mais disperso, desinteressado e decepcionado com a política. E não é para menos.

O desfecho dessa guerra silenciosa ainda está em aberto.

Queda de braço

Resta saber quem sairá mais fortalecido dentro da federação União Progressista. E, principalmente, no caso de MDB e PP, quais parlamentares eleitos ou reeleitos estarão efetivamente vinculados ao projeto de Jorginho Mello e quais estarão alinhados a João Rodrigues.

Só o tempo dirá.

Cláudio Prisco Paraíso

Blog do Prisco

Começou no jornalismo em 1980, no jornal O Estado. Atuou em diversos veículos de comunicação: repórter no Jornal de Santa Catarina, colunista no Jornal A Notícia e comentarista na RBS TV, TV RECORD, Itapema FM, CBN Diário e Radio Eldorado. Comenta diariamente em algumas rádios e publica sua coluna do dia em alguns jornais do Estado. Estreou em março de 2015, nas redes sociais e está no ar com o Blog do Prisco.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR