A Havaianas sempre foi um símbolo popular do Brasil. Justamente por isso causa indignação ver uma marca desse porte optar por envolver militância ideológica, ainda que de forma disfarçada, mas covarde — típica estratégia de quem quer provocar sem assumir o ônus da provocação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O recente comercial onde a atriz Fernanda Torres, que sempre admitiu ter viés político de esquerda, não é ingênuo. A escolha do texto, do tom e do jogo de palavras envolvendo a expressão “não entrar o ano com o pé direito” ocorre num país profundamente polarizado. Fingir desconhecimento disso é subestimar nossa inteligência.
A atriz, que há anos se posiciona favorável ao PT, Lula e sempre teve favorecimento com a Lei Rouanet, também não é uma escolha neutra. Ela foi escolhida a dedo, com certeza, para se prestar a esse papel ridículo. Afinal em uma campanha de marketing tudo é muito bem calculado. Quem diz que não há intenção política nessa combinação mente ou faz de conta.
O que incomoda não é a existência de posicionamento. O problema é a militância envergonhada, aquela que provoca. A reação de consumidores conservadores e de direita é legítima e fomentar o boicote nesse caso não é extremismo, mas liberdade de escolha.
Da mesma forma que marcas escolhem discursos, consumidores escolhem onde gastar seu dinheiro. Isso é mercado. Isso é democracia. O que não é democrático é tratar qualquer reação da direita como histeria ou ignorância, enquanto militância explícita de esquerda é romantizada como engajamento social.
A direita brasileira está cansada de ser alvo de ironias travestidas de humor inteligente. Está cansada de pagar a conta de empresas que usam símbolos populares para agradar uma elite ideológica que despreza justamente o consumidor médio que sustenta essas marcas. Se a Havaianas quer fazer ativismo que faça às claras e assuma sua responsabilidade.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS