Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
36 °C
20 °C

Animais precisam de proteção, mas também de limites

Por Fabiano Bordignon
27/01/2026 - 15h31

Sou favorável às causas animais. Defendo o combate aos maus-tratos e a punição de quem abandona ou agride um animal. Mas justamente por levar o tema a sério, acredito que precisamos tratar o debate com mais responsabilidade.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Um dos pontos que mais preocupa é o destino dado a muitos animais quando seus próprios tutores enfrentam dificuldades financeiras ou situações inesperadas, como doenças do pet. Não são raros os casos em que o animal acaba sendo abandonado em vias públicas, aumentando o número de cães e gatos nas ruas. O resultado é um problema coletivo, que reflete em riscos sanitários e acidentes.

Defender a causa animal também significa defender a posse responsável. Ter um animal exige planejamento, compromisso financeiro e consciência de que ele não pode ser descartado quando surgem dificuldades.

Por outro lado, é preciso reconhecer que o debate também envolve limites. Recentemente, presenciei uma situação que me fez refletir. Eu estava em um restaurante com serviço de bufê e uma cliente estava com um cachorro no colo enquanto se servia. Existem normas sanitárias e respeito aos demais frequentadores que precisam ser considerados.

Animal não é objeto — mas também não é pessoa. Acentuar excessivamente que tudo é normal pode gerar conflitos desnecessários. Existem espaços adequados para a presença para eles, e essa organização é saudável para todos.  Causa animal é, antes de tudo, uma causa de responsabilidade de mão dupla.

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR