Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
31 °C
18 °C

Entre o aplauso à iniciativa e o alerta necessário

Por Fabiano Bordignon
07/04/2026 - 11h40
Na tribuna, prefeito aposta no discurso do desenvolvimento para defender o Avança Seara - Foto: Reprodução

Sempre defendi que município que quer crescer precisa parar de pensar pequeno. Obras estruturantes não podem ficar eternamente presas no discurso da “falta de caixa”. 

 :: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Em tese, a proposta apresentada pelo prefeito de Seara na sessão ordinária da última segunda-feira, 06 de abril, na Câmara de Vereadores, vai na direção correta. Segundo Beto Gonçalves, investir agora para tentar colher desenvolvimento, arrecadação e modernização nos próximos anos é “o pulo do gato”.

Mas quando se fala em um financiamento de até R$ 33 milhões, não basta vender entusiasmo. É preciso apresentar responsabilidade fiscal. A história recente em alguns municípios que obtiveram essa medida mostra um cenário perigoso. Muitos embarcaram em operações de crédito ambiciosas apostando em crescimento, mas depois acabaram enfrentando dificuldades quando a conta começou a chegar.

É verdade que o projeto apresentado tem fundamentos que merecem ser considerados. A expectativa de maior arrecadação de ISS, o raciocínio por trás da nova lógica tributária e a possível economia com a futura usina de energia fotovoltaica dão ao pacote uma base argumentativa mais consistente do que muitos financiamentos públicos já vistos por aí. Há, sim, uma visão de futuro por trás da proposta. E isso precisa ser reconhecido.

Agora, reconhecer isso não significa transformar dúvida em oba-oba. Muito pelo contrário. A cautela levantada pelos vereadores de oposição é não apenas compreensível, como necessária. 

Questionar juros, cronograma, impacto sobre futuras gestões, destinação exata dos recursos e capacidade real de pagamento não é atrapalhar a cidade. É fazer o que a população espera de quem está no Legislativo: fiscalizar antes de a conta virar problema.

O debate em Seara sobre esse empréstimo não deve ser tratado como um embate entre “quem quer fazer” e “quem quer travar”. Essa é uma argumentação conveniente, mas perigosa. O que está em jogo aqui é algo mais sério. Como financiar crescimento sem comprometer o futuro. Isso exige menos torcida organizada e mais transparência. 

Se o projeto é tão sólido quanto o governo afirma, ele precisa resistir a toda essa análise. Afinal obra pública se inaugura em mandato, enquanto dívida se carrega por bem mais tempo.

Fabiano Bordignon

Blog do Bordignon

Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR