Cada vez que ando pelas ruas de Seara vejo avanços e situações importantes que precisam evoluir. Tenho orgulho, por exemplo, de sem nenhum temor comentar com amigos de outras cidades que há uma responsabilidade levada muito a sério pelos gestores que administraram o município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Cada vez mais escândalos de corrupção são manchetes nos veículos de comunicação do país – isso não acontece na nossa Seara. Uma obrigação seguida à risca.
Mas a cidade precisa evoluir em outros aspectos. É quase que inadmissível não existir nenhum semáforo em pontos estratégicos. Além de dar uma maior segurança aos motoristas, eles ampliam a sensação de uma cidade mais moderna.
Muitas calçadas e lixeiras no perímetro urbano estão deterioradas. Que tal melhoramos isso também? Nesse sentido é preciso também fiscalizar e aplicar a exigência já acordada com a população. Muitos moradores cumprem com sua parte outros não.
Meu singelo conselho aos novos gestores é ter coragem. Como um bom empreendedor na esfera privada é preciso aplicar ações arrojadas para mexer em muitas situações que estão estagnadas.
Problemas como o abastecimento de água – tanto na indústria e na comunidade em geral – precisam ser solucionados. Não podemos fazer chover, mas a soma do poder econômico da JBS, e dos governos municipal, estadual e federal podem ser mais resolutivas.
Pessoalmente, eu sempre tive – e continuo – tenho elevado respeito às autoridades de segurança pública. Contudo, penso que não podemos sempre bater continência ao Ministério Público e às policias militar e civil.
É preciso intensificar cobranças para que crimes e leis sejam aplicadas com rigor. O número de violência tem aumentado. Prefeitura e entidades de classe precisam ser firmes para que ações sejam mais efetivas.
A ascendente imigração é um tema delicado. São mais de 1.000 “estrangeiros” que residem em Seara – bons e ruins – alguns até gostam de uma boa cachaça, bater em mulher, enfim, isso vale para todos nós. Mas o que não pode é não ser mais incisivo a quem pratica delitos.
Vejo com bons olhos este novo ciclo que se inicia. O prefeito Beto Gonçalves é jovem, tem energia – isso fica nítido em seus discursos – espero que essa modesta visão que apresentei e ações mais dinâmicas sejam tomadas à frente do Executivo.
Blog do Bordignon
Em 2004, colou grau em jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É editor da edição impressa da Revista Única e, dos portais, www.lerunica.com.br e www.portal49.com.br.
VER TODAS