Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
25 °C
10 °C

Neuralink: a revolução dos chips cerebrais e os primeiros humanos chipados

Por Fernando Pitt
01/11/2023 - 12h35.Atualizada em 01/11/2023 - 12h42
Elon Musk - Foto: Reprodução

“Acho que a IA é uma ameaça real. Mas acho que a Neuralink pode ser uma parte da solução.” Essa é uma fala de Elon Musk, o bilionário por trás de empresas como Tesla e Starlink, também é o CEO da Neuralink, uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de um chip para implante cerebral em humanos.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A Neuralink é uma empresa de tecnologia que está desenvolvendo um chip para ser utilizado na forma de implante cerebral em humanos.  Inclusive está com inscrições abertas para cadastros de pacientes americanos maiores de 18 anos com tetraplegia, paraplegia, perda de visão, auditiva, incapacidade de falar, que estejam ser os primeiros a testarem este implante (https://neuralink.com/patient-registry/). 

O chip é uma pequena sonda com mais de 3.000 eletrodos ligados a 96 fios flexíveis mais finos que um fio de cabelo, e que faz o papel de uma interface cérebro-computador (ICC). Esses fios são os eletrodos que são inseridos individualmente no cérebro.

Com isso, o que hoje é possível apenas no campo da ficção científica, poderá um dia se tornar realidade. Como por exemplo, o download de memórias da profundeza da mente e até mesmo a telepatia humana. Contudo na prática, isso deverá permanecer presente somente na ficção científica por mais algum tempo. 

Uso clínico no Neuralink

No entanto, o uso clínico do Neuralink promete ser muito mais tangível, especialmente quando aplicado em pessoas que, embora totalmente conscientes, não conseguem movimentar seus membros ou se comunicar devido a condições como paralisia ou síndromes. 

Nesse cenário, o chip da Neuralink é projetado para registrar os sinais elétricos dos neurônios no córtex motor e, por meio da ICC, enviá-los para um computador que os traduz e exibe na forma de texto.

Mesmo que as ICCs ainda não registrem pensamentos a ponto de tornar a telepatia real, elas conseguem interpretar o plano do cérebro de mover algum membro e até mesmo desenhar uma letra utilizando modelagem computacional complexa. 

Neuralink é apenas mais um

Embora o potencial avanço medicinal que a Neuralink poderá proporcionar seja impressionante, é importante ressaltar que esta é apenas uma das várias tecnologias em desenvolvimento. Um exemplo prático é a utilização de cirurgias cerebrais para a implantação de chips, semelhantes a marca-passos cerebrais, para tratar pessoas com Doença de Parkinson, uma prática que já existe desde a década de 1990. 

E você, o que pensa sobre esse avanço no desenvolvimento? Estaria disposto a implantar um chip para fazer o download de suas memórias ou, quem sabe, em um futuro distante, a se comunicar por telepatia com outro ser humano ou com seu próprio computador?

Fernando Pitt

Educação & Tecnologia

Engenheiro, professor e entusiasta da tecnologia. Oferece acompanhamento escolar, aulas particulares, preparação para vestibulares e concursos, além de cursos e treinamentos personalizados. Você pode ler outros conteúdos em www.fernandopitt.com.br.

VER TODAS

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR