Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
24 °C
11 °C

Apagão nacional foi causado por incêndio em subestação no Paraná, diz ONS

Fogo em equipamento na região metropolitana de Curitiba provocou desligamento emergencial para evitar colapso do sistema elétrico brasileiro na madrugada desta terça-feira

Por Redação, Portal 49
14/10/2025 - 08h50
Incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, acionou desligamento automático para evitar colapso do sistema - Foto: Reprodução

Um apagão atingiu diversas cidades de todas as regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira, 14 de outubro. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha foi provocada por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba (PR).

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

O fogo começou por volta das 00h32, levando à interrupção controlada do fornecimento de energia elétrica para impedir um colapso no sistema. O ONS informou que o restabelecimento da energia começou logo em seguida: as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste tiveram o fornecimento normalizado até 1h30, enquanto no Sul o retorno total ocorreu por volta das 2h30.

“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, informou a entidade em nota oficial.

O incêndio gerou perdas temporárias de carga de aproximadamente 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste. O ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) — mecanismo automático que desliga parte dos consumidores para evitar o colapso do sistema — foi acionado e desligou cerca de 10.000 MW de forma controlada.

A duração do apagão variou entre os estados, durando de poucos minutos a cerca de uma hora. Em São Paulo, mais de 937 mil clientes ficaram sem energia, segundo a Enel. No Rio de Janeiro, a Light registrou 450 mil pessoas afetadas.

Moradores de 13 estados relataram falta de energia, incluindo: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O ONS informou que os agentes do setor elétrico se reunirão ainda nesta terça-feira para investigar as causas do incêndio. Uma análise preliminar da perturbação deve ser concluída até sexta-feira, 17 de outubro.

O Ministério de Minas e Energia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2025 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR