Relatório aponta que o sistema de controle de gelo nas asas da aeronave desligou e religou várias vezes antes da queda
A investigação apontou que o sistema de controle de gelo nas asas desligou e religou várias vezes durante o voo 2283 da Voepass, que caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, no dia 9 de agosto, matando todos os 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo.
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O relatório diz ainda que outro equipamento, que controla a temperatura da aeronave, estava inoperante. Apesar disso, o veículo tinha a manutenção em dia e estava apto para voo em condição de gelo.
As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 6, pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão responsável pela investigação do desastre, em relatório preliminar sobre a causa da queda.
O piloto chegou a comentar com o co-piloto que havia bastante gelo na aeronave, mas em nenhum momento reportou emergência, conforme o relatório. De acordo com o Brigadeiro Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, o objetivo da investigação do órgão “não é punitivo”, mas técnico. A esfera criminal cabe à investigação conduzida em paralelo pela Polícia Federal.