Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
23 °C
17 °C

Receita abre nesta quarta-feira, 24, consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Lote é formado por 6,091 milhões de restituições

Por Redação
24/07/2024 - 09h57.Atualizada em 24/07/2024 - 10h01
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira, 24 de julho, o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

São 14.756 restituições para idosos acima de 80 anos, 95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.672 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 34.014 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, 5.711.130 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Foram contempladas, ainda, 172.719 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receitana internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até  um ano no Banco do Brasil, onde o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR