A partir de julho, futebol brasileiro terá novas regras, segundo a International Football Association Board (IFAB). As medidas vão entrar em vigor no sábado, 13 de julho, nas competições coordenadas pela CBF que começarem a partir dessa data. No caso de competições em andamento, as novidades serão válidas a partir da próxima fase de disputa.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre as alterações está que o jogador de defesa que impedir o ataque dentro da área com a mão, mas de forma não deliberada, não será advertido com cartão.
Confira algumas alterações:
- Pênalti/goleiro – o goleiro deve permanecer com um dos pés sobre a linha, de frente para o batedor sem desrespeitar o jogo e o adversário, nem tocar nas traves ou rede.
- O árbitro terá que acrescentar no final de cada tempo acréscimo pelos gols feitos.
- Se o árbitro não conseguir identificar no banco de suplentes quem cometeu uma infração o cartão será apresentado para o técnico.
- Invasão de campo antes do gol – se não tiver impacto na jogada, será confirmado o gol.
- Impedimento – quando um jogador em posição de offside receber a bola do adversário que tiver o total controle da bola - esse será habilitado.
- Pênalti/Cartão Vermelho – O árbitro apresentará o CV se o jogador que cometer a penalidade não disputar a bola em nenhum momento. Exemplo; segurar, puxar, empurrar etc.)
- Árbitro Assistente Reserva (RAR) – Está autorizado a auxiliar o árbitro da mesma forma que os outros árbitros em campo.