Três estudantes da UFPA estão entre as vítimas fatais da colisão na BR-153
Um grave acidente envolvendo um ônibus, uma carreta e um micro-ônibus deixou ao menos cinco mortos e mais de 70 feridos na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, na BR-153, nas proximidades de Porangatu, em Goiás. Entre os mortos estão três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que seguiam em comboio para participar do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (ConUNE), em Goiânia.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás, quatro vítimas em estado grave foram encaminhadas para um hospital em Alvorada (TO), a cerca de 100 km do local da tragédia. Outros feridos foram levados para unidades de saúde em Alvorada, Porangatu (GO) e Uruaçu (GO). Os motoristas do ônibus e da carreta também morreram.
Testemunhas relataram que a carreta teria invadido a pista contrária na altura do KM 2 da rodovia, colidindo frontalmente com um dos ônibus do comboio estudantil. A UFPA decretou luto oficial de três dias e informou que está prestando apoio às famílias das vítimas e aos feridos.
A tragédia causou forte comoção em todo o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as mortes e prestou solidariedade às famílias e à comunidade universitária. “A tragédia resultou na perda irreparável de vidas, incluindo estudantes da UFPA que iriam participar do Congresso Nacional da UNE”, declarou em suas redes sociais.
O governador do Pará, Helder Barbalho, também se pronunciou: “Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos”. Ele afirmou que o governo do estado está acompanhando de perto a situação e dará suporte necessário.
A União Nacional dos Estudantes (UNE), organizadora do evento, manifestou pesar e informou que está em contato com autoridades, universidades e os governos estaduais para garantir apoio às vítimas e familiares.
O ConUNE, que vai até o próximo domingo (20), reúne milhares de estudantes de todo o Brasil e é considerado o maior evento do movimento estudantil da América Latina.