***
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar dos lotes de dois produtos da empresa Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos. Segundo a Anvisa, embora registrados como cosméticos, eles eram irregularmente utilizados e vendidos como injetáveis. A interdição ocorreu após relatos de “eventos adversos graves”.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A agência verificou que a empresa divulgava os produtos Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty na forma de uso injetável. As ocorrências são investigadas pela Polícia Civil e pela Vigilância Sanitária.
Todos os produtos injetáveis com finalidade estética precisam ser regularizados como medicamentos ou como produtos para saúde na Anvisa. A agência alerta que produtos que estejam regularizados como cosméticos e com a descrição de “Uso Externo” “não podem ser injetados em nenhuma parte do corpo”. “Já que não foram desenvolvidos para essa finalidade e, portanto, não têm a qualidade e a segurança necessárias para serem usados de forma injetável.”
A agência informou que produtos cosméticos possuem no rótulo o número do processo de regularização e o número da Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE). Eles aparecem da seguinte forma: