Campanha nacional vai coletar material genético de familiares para facilitar identificação de pessoas sem registro
Entre os dias 5 e 15 de agosto, o município de Joaçaba, será um dos pontos de coleta da Campanha Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os órgãos de perícia de todo o país.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
A ação oferece às famílias a possibilidade de doar DNA gratuitamente, de forma sigilosa e com acompanhamento de profissionais capacitados.
O objetivo é criar um banco de perfis genéticos que ajude a identificar pessoas desaparecidas, por meio da comparação com amostras de pessoas encontradas sem identificação.
Em Joaçaba, a coleta será feita no Núcleo Regional de Polícia Científica, localizado na Rua Salgado Filho, 435. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nrjba@policiacientifica.sc.gov.br ou pelo telefone (49) 3527-9694.
Para participar, é necessário apresentar:
- Documento de identidade com foto (RG ou CNH)
- Informações do boletim de ocorrência do desaparecimento (número, delegacia e estado);
- Se possível, itens pessoais da pessoa desaparecida com vestígios genéticos (escova de dentes, aparelho de barbear, cordão umbilical ou dente de leite).
O procedimento é simples e indolor, podendo ser realizado por esfregaço bucal (cotonete na parte interna da bochecha) ou por meio de uma gota de sangue do dedo. Os dados genéticos serão utilizados exclusivamente para identificação conforme prevê a legislação.
A prioridade é para familiares de primeiro grau: pai, mãe, filhos, irmãos ou o genitor do filho da pessoa desaparecida. No entanto, outros parentes também podem participar, desde que avaliado tecnicamente no local.
A campanha é uma oportunidade de oferecer esperança às famílias que buscam por seus entes desaparecidos.