Onda de calor mantém temperaturas acima dos 30°C e pode levar termômetros a perto dos 40°C em áreas próximas à Argentina e ao Paraguai
Para a próxima semana, o calor persiste, com máximas acima dos 30°C - Foto: Ilustração Uma intensa onda de calor segue atuando sobre o Oeste da Região Sul do Brasil e deve manter as temperaturas elevadas nos próximos dias. Os termômetros permanecem acima dos 30°C, com máximas entre 34°C e 36°C em diversas cidades, principalmente em áreas de baixadas e vales. Em regiões próximas às fronteiras com a Argentina e o Paraguai, o calor pode ser ainda mais intenso, com registros que podem se aproximar dos 40°C.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O tempo segue predominantemente seco e ensolarado durante grande parte do dia, com poucas mudanças no padrão atmosférico. Há possibilidade apenas de pancadas rápidas e isoladas, típicas do verão, sem abrangência significativa. Para esta sexta-feira, a previsão indica sol, calor e estabilidade, com variação de nuvens ao longo do dia. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta e cresce a chance de pancadas acompanhadas de trovoadas, com risco de temporais isolados, inclusive com possibilidade de chuva já pela manhã em alguns pontos. A instabilidade ocorre devido à influência indireta de uma frente fria no oceano Atlântico, que não avança sobre o Oeste, mas contribui para o aumento da umidade.
No domingo, o tempo deve ficar relativamente aproveitável, com períodos de tempo seco intercalados por pancadas rápidas e isoladas entre a tarde e o início da noite. As temperaturas voltam a subir, com máximas próximas dos 30°C. Para a próxima semana, o calor persiste, com máximas acima dos 30°C e chuvas típicas de verão no fim do dia. A partir da metade da semana, uma nova onda de calor, com centro entre o Paraguai e a Argentina, deve intensificar novamente as temperaturas, com máximas de 35°C a 36°C e marcas próximas dos 40°C em cidades da faixa de fronteira.