Segundo a Hemosc, todos podem se candidatar à doação de sangue. Entretanto, a aceitação depende do cumprimento da Legislação vigente e de uma série de fatores que levam em conta o risco que aquela doação pode representar para a saúde do próprio candidato e para a saúde do indivíduo que vier a receber o sangue doado.
Sendo assim é realizado uma triagem clínica para selecionar doadores visando sempre a proteção do doador e do receptor. Desta forma, não devem doar sangue todas aquelas pessoas que possam apresentar alguma consequência em virtude da doação para sua saúde como exemplo: pessoas anêmicas, com doenças cardíacas, com peso inferior a 50 kg, mulheres grávidas ou lactantes.
Também estão impedidas de doar sangue, todas as pessoas cujo sangue possa provocar danos ao receptor, como exemplo, pessoas expostas a risco acrescido de terem doenças passíveis de transmissão sanguínea como Hepatites, HIV, Sífilis (que possuam parceiros múltiplos, usuários de drogas injetáveis e seus parceiros sexuais), pessoas em uso de medicamentos que possam provocar má formações em fetos de mulheres grávidas como Isotretinoína (medicamento para acne), Etretinato e Acitretina (para psoríase) e finasterida (para doença de próstata ou para calvície), assim como qualquer pessoa que não esteja em perfeitas condições de saúde.
Na região, as pessoas podem doar sangue em Chapecó. O telefone para agendar é o (49) 3700-6401 ou 6410.