***
Em meio a uma repercussão, na última terça-feira, 23 de maio, a Netflix anunciou que iniciará a cobrança de taxa por compartilhamento de senha no Brasil. De acordo com a empresa, usuários que compartilharem suas senhas da plataforma com pessoas que moram fora de sua residência terão de pagar um valor adicional de R$ 12,90 em suas assinaturas.
"A partir de hoje, começaremos a enviar este email para assinantes que compartilham a conta Netflix fora da própria residência no Brasil", disse a empresa em comunicado oficial, acrescentando ainda o seguinte recado: "A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam".
A Netflix usa informações, como endereços de IP, IDs de dispositivos e atividades da conta, para determinar se um dispositivo conectado a uma conta está de fato conectado ao local principal da assinatura. Desta forma, dispositivos podem ser impedidos de assistir à Netflix se forem considerados suspeitos como fora da residência principal.
De acordo com as diretrizes da plataforma, o proprietário principal da conta se estiver viajando, poderá solicitar um código temporário para acessar a Netflix por sete dias consecutivos. Como alternativa, a pessoa também pode atualizar seu local principal se ele tiver mudado.