Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
31 °C
13 °C

PF realiza operação contra lavagem de dinheiro e tráfico de drogas no Estado

***

Por Redação
12/04/2023 - 15h53
Foto: PF

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 12 de abril,  a operação Match Point visando desarticular organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro que era feita a partir do tráfico de drogas. Estão sendo cumpridas 33 mandados de prisão preventiva em vários Estados, sendo que sete são em Santa Catarina.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Cerca de 250 policiais federais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 33 mandados de prisão preventiva. Também foi realizado o bloqueio de contas bancárias de 43 pessoas físicas, sequestro de 57 bens imóveis e de diversos veículos e embarcações.

Durante as investigações, a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, efetuou sete prisões em flagrante, apreendendo cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk, em Florianópolis, cumprindo dez mandados. De acordo com a PF, “mulas” (pessoas que, conscientemente ou não, transportavam drogas em seu corpo) levavam para Europa, cerca de 3 kg de cocaína, sempre em pequenas quantidades, além da exportação de drogas em maiores quantidades, tanto para o Uruguai quanto para a Europa, além da importação de haxixe.

Dentre os líderes da organização criminosa há um cidadão islandês residente no Brasil, já anteriormente investigado pela Polícia Federal e pela polícia da Islândia. Para a realização da operação Match Point a Polícia Federal efetuou cooperação internacional com a Itália, por meio da Interpol, e com a Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Houve, ainda, autorização judicial para o acompanhamento da deflagração da operação por representantes da polícia da Islândia.

Entre os crimes apurados até o momento, estão a lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico. As penas cumuladas desses crimes podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

A organização se subdividia em duas grandes células, com ramificações em várias cidades do país, em especial nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2024 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR