Elaborado após o fórum realizado no Rio de Janeiro, o documento será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Secretários de Comunicação de 23 estados – incluindo o secretário de Santa Catarina – João Debiasi, assinaram, na última quinta-feira, 21 de setembro, no Cristo Redentor, uma carta-compromisso para o enfrentamento às notícias falsas.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A carta, que marcou o encerramento do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, será entregue aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
No documento, as autoridades criaram a Comissão Permanente de Combate às Fake News e defenderam a implementação de políticas públicas visando à correta divulgação dos fatos e o investimento em campanhas e ações para alertar a população sobre a necessidade de se buscar informações em fontes confiáveis.
Outros pontos destacados no documento são o respeito à liberdade de expressão, o dever de verdade dos órgãos oficiais, além do direito da população de ter acesso à informação correta e de utilidade pública.