Luiz Fernandes de Oliveira, 45 anos, cumpria pena de 50 anos de prisão e morreu durante uma briga dentro da unidade prisional
O detento Luiz Fernandes de Oliveira, de 45 anos, foi morto na tarde desta sexta-feira, 29 de agosto, durante uma briga na Penitenciária Industrial de Chapecó. Ele estava preso desde 2022, quando foi condenado a 50 anos de prisão por torturar cinco sobrinhos, em Ponte Serrada.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), o desentendimento ocorreu no pátio de uma empresa instalada dentro da unidade prisional, onde Luiz trabalhava junto com outro detento. Ambos haviam sido avaliados pela Comissão Técnica de Classificação e não apresentavam restrições para exercer a função.
A forma como a morte ocorreu não foi detalhada. A Sejuri determinou a abertura de um procedimento administrativo interno e as polícias Científica e Civil foram acionadas para realizar perícia e iniciar as investigações.
Luiz era tio do menino assassinado em março de 2022 e foi condenado por submeter ele e outros quatro irmãos, de 2 a 10 anos, a constantes violências físicas, psicológicas e privações. O homicídio da criança foi atribuído à esposa de Luiz, Tânia Correia Claras, tia das vítimas, condenada a 90 anos de prisão. Ela segue detida na ala feminina da mesma penitenciária.