Ação faz parte da Operação Sinecura, que investiga médicos que recebiam por plantões não realizados na rede pública do Amapá
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Concórdia (SC) na manhã desta terça-feira, 15 de julho, como parte da Operação Sinecura, que apura um esquema de fraudes em escalas de plantões médicos no sistema público de saúde do Amapá.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com a PF, a investigação identificou profissionais da saúde que recebiam por plantões presenciais, mesmo sem comparecer aos hospitais. Em alguns casos, os médicos nem sequer residiam no estado onde estavam oficialmente escalados.
Um dos alvos mora em Concórdia desde 2022 e teria atuado presencialmente em apenas um plantão em Macapá (AP) durante esse período, embora seu nome constasse em diversas escalas de plantão.
Além de Concórdia, os agentes federais também cumpriram mandados nas cidades de Macapá (AP), Belém e Ananindeua (PA), e São José (SC). Durante a ação, foram apreendidos R$ 138 mil em dinheiro.
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. As investigações seguem em andamento.