Governador de Santa Catarina afirma que acusações têm como objetivo impedir candidatura do ex-presidente em 2026
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), voltou a manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante entrevista à ND TV Record. O posicionamento ocorreu no contexto do julgamento do chamado núcleo 1, no STF (Supremo Tribunal Federal), que apura a suposta tentativa de golpe de Estado.
:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo Jorginho, o processo trata de um “crime que não existiu”, já que não houve uso de armas nem retirada de alguém do poder. Para ele, o verdadeiro objetivo da ação penal seria afastar Bolsonaro das eleições presidenciais de 2026.
“Essa novela precisa terminar. O que essa novela não pode fazer é condenação de inocente. Não houve crime, houve baderna. Punir quem fez baderna”, declarou o governador.
Jorginho Mello ainda destacou que o Brasil vive um momento de tensão política e defendeu equilíbrio para manter o crescimento do país e de Santa Catarina.
A fala do governador antecede a sustentação oral da defesa de Jair Bolsonaro, marcada para esta quarta-feira, 03 de setembro. Juristas avaliam que a estratégia será tentar reduzir os danos de uma possível condenação. Também está prevista, no mesmo dia, a manifestação da defesa do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI.
O julgamento começou na terça-feira, 02 de setembro e deve se estender até o próximo dia 12 de setembro.