Fechar [x]
APOIE-NOS
Seara/SC
33 °C
18 °C

Moraes determina barras de proteção na cama após transferir Bolsonaro para a Papudinha

Medida visa prevenir novos acidentes após queda; ministro autoriza visitas religiosas, mas nega Smart TV

Por Redação, Portal 49
16/01/2026 - 09h19
Após queda durante a madrugada, Moraes autoriza grades na cama de Bolsonaro na Papudinha - Foto: Carlos Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na quinta-feira, 15 de janeiro, a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava custodiado na Superintendência da Polícia Federal, para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. A decisão chamou atenção por autorizar a instalação de grades de proteção e barras de apoio na cama e em outros pontos da acomodação onde Bolsonaro ficará detido.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Segundo o despacho, a instalação dos equipamentos deverá ser providenciada a critério da defesa e tem como objetivo prevenir novos acidentes. A medida foi tomada após Bolsonaro sofrer uma queda durante a madrugada do dia 6 de janeiro, ainda na sede da Polícia Federal, quando bateu a cabeça e teve diagnóstico de traumatismo craniano leve, conforme avaliação médica.

Além disso, Moraes autorizou a assistência religiosa ao ex-presidente. Atendendo a pedido da defesa, ficaram liberadas visitas individuais semanais do bispo Robson Lemos Rodovalho e do pastor Thiago de Araújo Macieira Manzoni na unidade conhecida como “Papudinha”.

Por outro lado, o ministro negou o pedido para instalação de uma Smart TV na cela. De acordo com Moraes, o equipamento poderia “inviabilizar o controle sobre as proibições de acesso a redes sociais e a comunicação com terceiros não autorizados”. Bolsonaro seguirá tendo acesso a uma televisão tradicional com canais abertos e poderá utilizar TV a cabo, desde que arque com os custos.

Por determinação do STF, Bolsonaro foi instalado em uma Sala de Estado-Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. Ele ocupará sozinho uma cela com capacidade para até quatro detentos, com área total de 64,83 metros quadrados, incluindo banheiro, cozinha, lavanderia, sala, quarto com cama de casal, área externa e televisão.

Na decisão, Alexandre de Moraes também rebateu críticas de familiares e aliados do ex-presidente, que classificaram a custódia anterior na Polícia Federal como inadequada. O ministro ressaltou que, apesar das “condições absolutamente excepcionais e privilegiadas”, o cumprimento da prisão não pode ser confundido com uma “estadia hoteleira ou colônia de férias”.

24 horas

Portal49
www.portal49.com.br
© 2020 - 2026 Copyright Portal 49

Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR