Ação do Ministério Público resultou no resgate de 12 animais mantidos em condições precárias
Equipes resgataram ao menos 12 cavalos vítimas de maus-tratos e negligência em Xanxerê. A operação foi realizada após solicitação da 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que obteve decisão judicial para cumprir mandados de busca e apreensão.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os animais foram encontrados em condições precárias, sofrendo com a falta de alimentação e ausência de cuidados básicos. Quatro estavam em um haras e outros oito em uma propriedade rural do município.
Durante o resgate, dez cavalos foram removidos e encaminhados a locais adequados para tratamento e recuperação. Dois permaneceram nas propriedades: um garanhão que necessita de transporte isolado e uma égua debilitada, ainda sem condições de ser deslocada.
Como parte das medidas judiciais, foram bloqueados valores bancários do responsável e tornada indisponível a área onde funcionava o haras. Segundo o MPSC, as ações visam garantir recursos para a alimentação, os cuidados veterinários e a reparação dos danos causados aos animais.