Massa de ar quente mantém temperaturas acima dos 30°C e aumenta a chance de temporais típicos de verão no Oeste catarinense
A tendência é de uma sequência de dias abafado - Foto: Reprodução Uma forte massa de ar quente segue atuando sobre parte do Oeste da Região Sul do Brasil e mantém as temperaturas elevadas nos municípios da região. As máximas permanecem acima dos 30°C, com previsão de calor intenso ao longo da semana.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Para esta terça-feira, os termômetros devem alcançar entre 34°C e 35°C. A combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de temporais típicos de verão entre a tarde e o início da noite. Essas instabilidades devem ocorrer de forma irregular e localizada, podendo provocar chuva forte, trovoadas, granizo e rajadas de vento em pontos isolados, enquanto áreas próximas podem não registrar precipitação.
A tendência é de uma sequência de dias abafados, com quarta, quinta, sexta-feira e o fim de semana mantendo temperaturas persistentes entre 34°C e 35°C. Em áreas mais próximas da Argentina, as máximas podem superar os 38°C e se aproximar dos 40°C. Já em baixadas e vales, onde a circulação do vento é menor, a sensação de calor pode ser ainda mais intensa.
Com a aproximação do fim de semana, o risco de temporais aumenta. A influência de uma frente fria no oceano Atlântico deve elevar a disponibilidade de umidade e favorecer a formação de tempestades mais organizadas e intensas entre quinta-feira e o fim de semana, com possibilidade de chuva volumosa, granizo e vendavais em pontos isolados da região.