Treinamento prático reuniu profissionais das Unidades de Suporte Avançado e do transporte inter-hospitalar nos dias 4 e 5 de fevereiro
A macrorregião do Extremo Oeste conta com sete Unidades de Suporte Avançado, incluindo quatro USA, dois serviços inter-hospitalares e um aeromédico - Foto: Reprodução O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina capacitou 34 condutores socorristas das Unidades de Suporte Avançado (USA) e do transporte inter-hospitalar nos dias 4 e 5 de fevereiro, em Chapecó. O treinamento prático foi realizado no Parque de Exposições Valmor Lunardi – Efapi e reuniu profissionais da macrorregião do Extremo Oeste catarinense.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A capacitação contou com aulas práticas em percurso de simulação realística, orientação do Codetran de Itajaí e testes de percepção alcoólica e de uso de substâncias ilícitas, com a utilização de óculos simuladores. Segundo o condutor socorrista Douglas Gandolfi, do SAMU de Chapecó, o treinamento reforça que a prioridade no atendimento é a segurança. “A capacitação faz diferença na rotina, revisa normas de sinalização, apresenta situações reais e orienta técnicas de condução que garantem a chegada segura da equipe para prestar um atendimento de qualidade à vítima”, destacou.
O condutor de ambulância exerce papel estratégico no atendimento pré-hospitalar, atuando de forma integrada à equipe e influenciando diretamente no desfecho clínico do paciente. A ação encerra o ciclo de capacitações promovidas pelo SAMU em todo o Estado, reforçando o compromisso com a segurança, a qualificação profissional e a excelência no atendimento à população. Para a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira, investir na formação contínua dos profissionais reflete diretamente na eficiência do serviço e na preservação de vidas.
A macrorregião do Extremo Oeste conta com sete Unidades de Suporte Avançado, incluindo quatro USA, dois serviços inter-hospitalares e um aeromédico. As bases estão localizadas em Chapecó, Xanxerê, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, atendendo 79 municípios. Somente em 2025, o SAMU registrou mais de 4 mil ocorrências na região.